sábado, 28 de outubro de 2017

A dona Rita me deixou o sorriso e na felicidade dela o meu assunto - Reginaldo Almeida Garça*

Reginaldo Almeida
Hoje, 28 de outubro, é aniversário do meu amigo Reginaldo Almeida de poesia cuja expressão se esplende no audiovisual. Fotógrafo, cinegrafista, produtor cultural, educador, um artista e tanto, desses com quem conversar faz o tempo passar sem ser notado e sempre lamentar-se quando acaba. Voz mansa, timbre de locutor de rádio, um tremendo boa praça para quem tem o privilégio de sua simpatia. Reparem bem na foto dele, digam-me se num é estar a ver Ernest Hemingway. Não é só na aparência, entretanto, que parece escritor, este texto dele sobre a lembrança da dona Rita, sua Mãe, e a Rádio Universitária FM é um primor de afeto. No dia 27 de julho, colhi o texto do FaceBook e lhe perguntei se podia publicá-lo aqui no Evoé! "E desde quando, Kelsen Bravos, você precisa de minha permissão para fazer isso, meu irmão?" Com um aval desses, espero seja esta a primeira de todas as inúmeras por vir... Evoé, irmão, feliz aniversári\O/! (KB)

A dona Rita me deixou o sorriso e na felicidade dela o meu assunto 

Há sete anos morreu dona Rita, minha Mãe. Foi a maior perda que já tive e com que tenho de aprender a lidar até hoje. Algo que me causou profundas mudanças de comportamento, inclusive, reafirmando antigas impressões e fazendo surgir novas formas de vivenciar a minha existência sobre a terra.

Não posso dizer que a morte de minha Mãe me fez um ser humano melhor, nem tampouco pior; no entanto, devo afirmar, com plena convicção, que esse episódio me permitiu entender o que é felicidade de verdade. Dito assim parece até que estou festejando a morte dela e, claro, não é isso; porém foi a partir da sua ausência que pude ter um parâmetro pelo qual eu vim entender o que realmente me fazia feliz. E hoje posso afirmar que era a convivência com ela o ponto alto de minha felicidade. Um momento pleno de luz era o simples fato de vê-la cantar e dançar ao ouvir a música, escolhida por ela, que pedíamos pelo telefone e que a Rádio Universitária FM atendia e agradecia "ao pedido de dona Rita Almeida".

Agora depois de ela ter partido, eu sei... era um dos meus momentos mais felizes de minha vida, ver Ela na sala de nossa casa cantando, dançando e repetindo o bordão de um dos locutores da rádio sempre quando uma canção realmente boa terminava: “Boniiiiiiiiiiiito”.

Funcionários da Rádio Universitária FM.
No dia 26 de julho de 2017, em um passeio com Júlia Garça, 11 anos de idade, entramos na sede da Rádio Universitária FM numa visita acompanhada por um funcionário muito gentil que nos levou pelos corredores, salas, estúdios e discoteca. Tive, então, a confirmação do que é felicidade e do poder positivo que ela nos causa.


Depois de irmos a mais alguns dos ambientes, chegamos a um dos estúdios onde estava sendo produzido o programa “Brasil Em todos os Tempos” que eu ouvia com Minha Mãe. Lá estava o mesmo locutor de voz potente e tão familiar para mim. Ao ser apresentado como visitantes, ele cumprimentou a mim e a Júlia e quando eu disse o meu primeiro nome, deu-se o seguinte diálogo:

 Você é o Reginaldo que mora no conjunto Jereissati?
– Sim, Reginaldo Almeida Garça.
– Rapaz, você é o Reginaldo da Dona Rita!?!
 Sim! Sou eu mesmo (já emocionado), surpreso, pois havia uns anos que eu não ligava mais pra pedir músicas...

Geraldo Oliveira e Reginaldo Almeida
Naquele momento, vieram todas as memórias guardadas de Dona Rita cantando, dançando e repetindo ao final das canções que ela escolhia e me falava pra eu pedir pra que pudéssemos ouvir, cantar e dançar na sala de nossa casa: Boniiiiiiiiiiiiiiiiiiiito...

Para não deixar dúvidas felicidade, pra mim, portanto, é: Ter plena consciência de que existem momentos intangíveis e impagáveis que ficam em nosso ser, e só são descritos como felicidade quando comparamos com os demais momentos de nossas vidas, ou seja, quase sempre depois!


Naquele 26 de julho, fui muito feliz com as memórias revisitadas e relatadas para Júlia, para o nosso amigo de longas datas Geraldo Oliveira e ao operador de som que também faz parte dessa história de Felicidade!



Funcionários da Rádio Universitária FM.
Obrigado a todos que fazem essa emissora de rádio que há muitos anos faz parte da minha história! 

________________________
Reginaldo Almeida Garça - Fotógrafo, cinegrafista, produtor cultural, educador, coordenador de Audiovisual na ONG Caixeiro Viajante da Leitura.
Fotos do FaceBook de Reginaldo Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário