sexta-feira, 20 de julho de 2018

Vida! - Kelsen Bravos*

"Vida em primeiro lugar." - Cleudene Aragão


O meu olá inicial, Povo do Meu Bem-Querer, vai em nome de Cleudene Aragão, inspiração dessa crônica e um dos melhores presentes da Vida para mim. Em nome dela cumprimento a vós todos e todas. A frase em epígrafe, minha amada amiga sempre a me reitera, ante a decisão de prioridade nas bifurcações dos caminhos: "Vida em primeiro lugar".


Tenho uma tremenda compreensão das decisões inexoráveis daquelas pessoas determinadas a cumprir seus propósitos, mesmo, para tanto, seja necessário abandonar os seus. Eita! Num é fácil, não; mas entendo. Seria uma completa tragédia abandonar seus propósitos, a sua Poética para ser expressão do lirismo comportado, funcionário público com livro de ponto e expediente, protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor. Viver feito o lirismo desses versos de Manuel Bandeira, para dar garantias de um futuro melhor à família, quando em essência não queria outro lirismo a não ser o da libertação, é dureza. Sem essa liberdade o resultado seria uma ruma de vidas despedaçadas, com pelo menos um morto-vivo (a perambular sem vontade em busca do futuro num passado cujo lirismo capitulou tudo que era fora de si mesmo). Uma tragédia.


São fartos os exemplos de decididos pelo lirismo difícil e pungente dos bêbados, pelo lirismo dos clows de Shakespeare que causaram muita tristeza e muita dor em si e nos outros; mas com inexorável determinação passaram além do Bojador e serviram de exemplo para os seus. Deram o melhor de si: o exemplo da própria solidão e loucura e venceram e conquistaram respeito e não recuaram porque lutavam pela vida. Com isso estão a cumprir uma parte fundamental da Vida que é amar a si mesmo.


Eu, por mim, não por ser conservador ou por me render às circunstâncias, mas, em essência, por convicta crença de termos uma só Vida composta de sucessivas e progressivas existências no plano relacional e nas quais nosso maior propósito evolutivo é a dedicação ao próximo, por isso não abdico da dedicação à pessoa ao lado. Claro, não cumpro tamanho desprendimento de mim mesmo em favor de outrem, com perfeição. Sou imperfeito. Muito! Dia a dia tomo mais consciência de minha imperfeição; dia a dia, porém, busco me aprimorar. É um processo muito pouco fácil, daí as bifurcações do caminho e a frase mantra de minha amada amiga: "Vida em primeiro lugar."


Ponderar sobre as prioridades da vida me deu uma certeza, amar o próximo como a si mesmo sempre vale a pena. O outro seja sempre o maior propósito, o melhor modo de cultivar o amor a si mesmo. Para os demais objetivos temos todo o tempo do mundo, afinal cada um de nós é uma soma infinita de passagens no plano relacional evolutivo. Isso não justifica procrastinação, nem abdicar das responsabilidades. Estou a considerar tomadas de decisão em situação limite, diante das opções da bifurcação do caminho.


Priorize a Vida! Pular ao mar em socorro de uma vida faz um bem imenso, mas ver o navio da viagem dos sonhos ir sumindo no horizonte dá cansaço e dor. O cansaço sempre se rende ao apego à Vida e esta plenifica a vontade de ir além do Bojador, mesmo a nado. Siga em frente, persista, você vale a luta. Evoé!


______________
*Kelsen Bravos - professor, escritor, compositor, editor do Evoé!

3 comentários:

  1. Querido Kelsen Bravos, "Vida" é um texto que me motiva a dizer: "Obrigado".

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro Amigo Chico Araujo, meu irmão e referência, você nem imagina o quão lhe sou grato, sua retidão e determinação e seu imenso amor pela família e pelo trabalho e pela expressão poética são inspiradores. É sempre sua vontade no comando. Muito obrigado!

    ResponderExcluir