segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Biblioteca Comunitária do Benfica e Gentilândia


Núcleo original do bairro Benfica, a Gentilândia é a "capital" do mais intenso polo cultural de Fortaleza. Tem em si universidades públicas (estadual e federal) com todos seus equipamentos (museus, auditórios, cinemas, conservatórios de música, teatros, anfiteatros, bibliotecas das mais diversas faculdades, rádios, quadras poliesportivas...), residências universitárias, bares bem boêmios, um ginásio de esportes integrado a um estádio de futebol, além de praças bem arborizadas dotadas de espaços de convivência cultural, como palco para shows, barracas de comidas típicas, feiras-livres, e um casario bem preservado, cujos moradores põem cadeiras na calçada todo fim de tarde para conversarem refrescados pela brisa vinda bem lá da praia, refrigério só possível por conta de no Benfica predominar casas e edifícios de apenas quatro andares, quase um paraíso urbano, então.

Agora o curso de Biblioteconomia da UFC dá mais uma contribuição para a felicidade desse paraíso cultural, por meio do Projeto de Extensão do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará que visa traçar o perfil cultural dos bairros Benfica e Gentilândia, em Fortaleza, a fim de construir com a comunidade a Biblioteca Comunitária local, para que tenha o sotaque, vozes e dicções de sua comunidade. Desse modo o seu acervo inicial se constituirá de livros e revistas, álbuns de família, filmes, cartas, discos, mapas e demais suportes cinevideográficos, imagéticos e bibliográficos.

A coordenação do projeto, sob responsabilidade do professor Luiz Tadeu Feitosa, promoveu a coleta de registros sobre o bairro e sobre a futura biblioteca por meio de depoimentos orais, entrevistas, bate-papos, encontros, entre outros recursos. Todo esse material irá compor o acervo de memória do bairro e servirá de azimute para a implementação da biblioteca, que pretende ser um espaço de convivência, onde os atores da comunidade interajam, criem e resolvam suas demandas informacionais.

Estivemos por lá dando nossa contribuição inicial para constituição coletiva de mais um espaço de convivência cultural. Conversamos longamente com a pesquisadora Sirlândia, acadêmica de biblioteconomia, e demais bolsistas. Temos fortes convicções para abraçar essa causa de criar e instalar tão importante equipamento cultural num dos bairros mais referenciais de Fortaleza. Sabemos que depois dele virão mais e mais de modo a termos várias em vários bairros de Fortaleza e todos os municípios do Ceará. 
Inicialmente a Biblioteca Comunitária funcionará na Biblioteca Laboratório do Curso de Biblioteconomia, no Centro de Humanidades II, do Campus do Benfica, situado à Av. da Universidade, 2762, Bloco da Biblioteconomia e Psicologia, no segundo andar.
Promessas e promessas
A UFC e a Câmara Municipal de Fortaleza se comprometem a estreitar parcerias e atuar, conjuntamente, em diversas áreas,entre as quais na criação do Polo Cultural do  Benfica. Leia mais


Notícias associadas
Crônica para relembrar o Benfica e Moreira Campos
Biblioteca Comunitária do Benfica e Gentilândia
Câmara abre debate sobro o Polo Cultural do Benfica
Conselho Municipal de Política Cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário