sábado, 1 de dezembro de 2018


A PRIMEIRA ESCADA ROLANTE DE FORTALEZA - OU ROLETA RUSSA CEARENSE
A escada rolante foi inventada em 1893, por Jesse Reno, em Nova IorqueEstados UnidosCharles Seeberger desenvolveu ainda mais as ideias de Wheeler, que então, juntamente com a Otis Elevator Company, usaram as melhores ideias de Reno e de Seeberger. O resultado foi a criação da escada rolante moderna.
Quando você está voltando cansado do trabalho e precisa pegar o metrô ou após aquelas compras prolongadas no shopping, nada melhor do que poder transitar entre andares no conforto de uma escada rolante. O que pouca gente sabe é que ela foi inventada e colocada em operação pela primeira vez na história há exatamente 125 anos, na cidade de Nova York. As coisas nessa época, porém, eram bem diferentes.
Conhecida como “elevador inclinado”, a primeira escada rolante foi instalada no dia 16 de janeiro de 1893 no Old Iron Pier, em Coney Island, Nova York. Neste local, a escada rolante ficou em operação por duas semanas, antes de ser deslocada para a Ponte do Brooklyn. Durante este período, estima-se que tenha transportado cerca de 75 mil pessoas.
A tecnologia desenvolvida há mais de 100 anos foi aperfeiçoada ao longo do tempo e hoje as soluções desenvolvidas pela indústria estão instaladas em todo o mundo em grande escala. Hoje, nos Estados Unidos, mais de 100 bilhões de pessoas/ano são transportadas por escadas rolantes. Na Europa são mais de 136 mil escadas rolantes instaladas.
No Brasil, o equipamento começou a ser produzido em 1947 e era mais habitual em lojas de departamentos. Com o surgimento de shopping centers e a construção de estações subterrâneas de metrô, as escadas rolantes foram se popularizando por aqui e hoje integram diferentes projetos.
É justamente no Metrô de São Paulo que está em operação a maior escada rolante do Brasil. Para vencer 12 metros de altura e cruzar dois níveis da estação República, na interligação da Linha 4 – Amarela com a Linha 3 – Vermelha do Metrô, ela possui quase 32 metros de comprimento.
Já no Ceará, ais precisamente em Fortaleza, a novidade das escadas rolantes desembarcou no final de 1957. E foi mais precisamente nas Lojas Brasileira – Lobrás, localizadas no térreo do Edifício Jereissati, que a Lobrás foi inaugurada no dia 09 de novembro de 1957, na esquina da Rua Major Facundo com Travessa Pará. A loja trouxe também a primeira escada rolante de Fortaleza, que despertou grande curiosidade da população. Em épocas natalinas, era comum as pessoas irem ao centro à noite (apesar das lojas estarem fechadas), somente para apreciar as vitrines.

Os mais aventureiros, no entanto, como todo moleque do Ceará que vaiou o Sol em plena Praça do Ferreira, se aventuravam com a mania nada salutar de descer a escada no sentido contrário, o que causava furor e quase sempre tombos espetaculares. Riu-se?! Pois vejam a presepada quando o assunto foi a chegada da primeira escada rolante em Sobral, a terceira maior cidade do Ceará, que até hoje carrega a pecha de ter buscado um dia ser a capital do Estado isso porque como Brasília – a capital do País – fica localizada no centro do Brasil, os sobralenses sempre metidos a bestas achavam que pelo fato da cidade em si estar localizada no centro do Ceará, merecia ser capital. Pode um negócio desses? Mas vamos à Sobral deste início de século 20, mais precisamente ao dia 24 de dezembro de 2012:
Um fato curioso aplacou-se sobre as terras de Ciro Gomes e abalou as redes sociais. Onde a primeira escada rolante da cidade causou estupor e tumulto generalizado na população local, tida como super antenada e altamente evoluída. Nos vídeos e fotos as pessoas se mostram curiosas, com medo e intrigadas com semelhante novidade até então desconhecida, ciscavam que nem pintos em lixo para experimentarem o progresso que chegava. Entre quedas relatadas e confirmadas as compras de Natal naquele final de ano lotaram a loja do Ponto da Moda, deixando as concorrentes a ver navios.
Verdade ou mentira, o fato é que a primeira escada rolante de Sobral virou motivo de chacota e muitos se perguntam como será a inauguração do primeiro shopping center de Sobral. O desenvolvimento da cidade é um fato concreto e, em breve, novas piadinhas serão deferidas aos acontecimentos em Sobral. É o preço que se paga pela cegada das novidades do novo milênio. Por essa nem Einstein que mandou uma comissão para comprovar a sua Teoria da Relatividade em Sobral aos 29 de maio de 1918, esperava.

Desavenças e rivalidades à parte, espero ter contado aos meus ledores mais uma engraçada página desse nosso Ceará de causos tão ímpares.
Para o amigo Eugênio Luiz, menino da Aldeota que adotou Sobral com seu novo lugar de habitação.
Túlio Monteiro, escritor e pesquisador metido a historiador. Fortaleza, novembro de 2018.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário