quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O CEARÁ MOLEQUE DE MISTER HULL: SER OU NÃO SER BAITOLA - Túlio Monteiro

No Maranhão existe um termo exclusivo para designar os rapazes alegres, qualira. Dizem que a origem desse designativo, vem da época de sua colonização em que a fina burguesia e a alta sociedade introduziam a música clássica no ensino de seus herdeiros ainda imberbes. Entre os instrumentos da orquestra, a Lira tem um de porte mais avantajado. Em razão dessa sua forma e tamanho, dizem que os moçoilos optantes por tal peça de cameratas e bandas enfrentavam grande dificuldade ao se deslocarem, pois tinham de apoiar o peso do instrumento na lateral da região glútea, acarretando com isso um arrebitado "rebolado" e ao testemunhar a cena todos gritavam "Aí vai um homem (?) com a lira". Tal frase por redução virou co'alira, e depois, pela associação de arrebitado rebolado ao  andar de certos rapazes, virou um qualificativo, para muitos, pejorativo e de duplo sentido: qualira!
Sir Francis Reginald Hull
Mas qualira é um termo exclusivo lá do Maranhão. No Ceará, há também um termo bem original para qualificar tais rapazes alegres, o famoso "baitola". Sua origem está associada a um termo comum no meio ferroviário: "bitola", que significa o espaço paralelo que existe entre os trilhos, como forma de abalizar o caminhar das rodas de ferro fundido dos trens que ainda hoje circulam País afora. É, como se pode constatar, um termo bem técnico, porém, no Estado do Ceará, terra da molecagem que um dia vaiou o Sol em plena Praça do Ferreira por conta de o mesmo impedir que uma deliciosa chuva caísse nas Terras de Iracema, o vocábulo ganhou vida em pleno início do século 20 e tem a ver com um ilustre personagem cujo nome denomina uma das principais avenidas da capital alencarina. A história de baitola vem, portanto, de longas datas. Para buscá-la, vamos ao ano de 1892, início da Primeira República e período de vasto crescimento do Brasil.

Nessa época, em São Paulo, a empresa britânica de trens “São Paulo Railway” desembarcara suas primeiras levas de materiais pesados para a construção de uma das primeiras ferrovias brasileiras: A Santos / Jundiaí. Para amealhar mão-de-obra nativa, alguns técnicos ingleses foram enviados à Terra da Garoa com o intuito de executarem levantamentos topográficos e de localização no alto da Serra do Mar, por onde ainda hoje trafegam trens de carga ou de passageiros.

Em um desses primeiros desembarques dos vapores do porto de Santos, chegou uma sisuda, porém alegre figura inglesa de porte altivo e ferocidade sem fim no que dizia respeito a ser duro com seus comandados. Era Sir Francis Reginald Hull. Alto, forte, loiro e de modos para lá de refinados, Hull logo caiu nas graças de seus superiores por conta de seu modo britânico de conduzir as levas de operários que se amontoavam Serra do Mar afora.

Mister Hull permaneceu em São Paulo por mais ou menos três anos, onde depois de promovido ao cargo de Chefe da Terceira Secção executou brilhantemente três túneis, três viadutos compostos por pesadas estruturas metálicas, viadutos de pedra e cimento, além de mais de trinta eclusas abobadas. Emérito engenheiro, Reginald Hull após o término das obras em questão voltou para a Inglaterra, seu torrão natal. De 1895 a 1913 nada mais se soube dele, que, por certo, deve ter dado continuidade à sua vencedora carreira de engenharia civil.
Trem movido a vapor na Serra do Mar, São Paulo, início do século 20

Mas eis que, em 1913, desembarca no Porto do Mucuripe para trabalhar na Estrada de Ferro de Baturité – EFB, o nosso aclamado Francis Reginald Hull. Era uma época próspera para o meio ferroviário brasileiro e bem particularmente para o Ceará. Fundada em 5 de março de 1870, tendo como sócios o senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil, Gonçalo Batista Vieira (Barão de Aquiraz), o engenheiro civil José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba) e o negociante inglês Henrique Brocklehurst, a EBP floresceu em berço esplêndido tendo como objetivo maior o escoamento da produção serrana de Pacatuba e Maranguape para o porto de Fortaleza. Posteriormente, após a assinatura do contrato com o Governo Provincial do Estado, o projeto, agora uma realidade, passou a ter como ponto final – ou inicial – a cidade de Baturité, à época a maior produtora de café do Ceará.

Foi então que Henrique Brocklehurst decidiu por mandar vir da Inglaterra para ampliar os domínios da empresa nosso já conhecido Mister Hull, que por aqui chegou com a pompa de sempre sendo recebido com honras de chefe de estado no porto do Mucuripe, como já dissemos no ano da graça de 1913.

Sempre portando um monóculo tipo “pinci-nez” e garbosamente bem-vestido, nosso personagem de trejeitos um tanto hilários chegou chegando. Vinha para pôr ordem na galhofa operária do Ceará, que costumava trabalhar, mas não sem antes se fartarem de generosas doses de cumbe. Pronto! Estava armado o circo. Um belo qualira, no dizer maranhense, somado à molecagem do cearense. Prato cheio para o que iremos narrar a seguir. E rio-me!

Apesar de seus trejeitos um tanto delicados, Hull, como já afirmamos, era enérgico quando o assunto era trabalho braçal. Não à toa foi chamado às pressas para colocar ordem na canalha. Trabalhadores, sim, porém sinceros admiradores da esculhambação tão cultuada na Terra de Alencar.

Apesar do exacerbado calor, verdadeira canícula, Hull, para se diferenciar, vestia-se como um lorde inglês, e como uma lorde inglês não se deixou abater pela molecagem que o cercava. Impôs ordem e deu um salto enorme para progresso local e contribuiu, de modo involuntário, para a fama do sarcasmo cearense. Por onde passava dando ordens aos seus comandados, era secretamente achincalhado. O motivo: seu português peculiar com entonações anglo-saxônicas era de morte!

Era enérgico o inglês! E se via um de seus comandados executando de maneira errada seus afazeres não se detinha às limitações de seu português anglófilo e imperava aos seus capatazes e comandados:

– Batam nessa “baitôla” corretamente, bando de incapazes! Querem ver um trem descarrilar?!

Sua insistência e preocupação com a bitola ["baitôla"] dos trilhos eram tantas que ao vê-lo se aproximar os da lida gritavam: "Lá vem o baitola! Olha o baitola!"...
 
Sorrio agora! Imaginando como devem ter sido engraçados os embates entre o sir "Baitôla" inglês e a Plebe cearense. Esperando, sobremaneira, que tenhamos vencido os certames! Né, não?!

Mas, como tudo tem começo e fim, Hull teve novamente de partir das plagas tupiniquins para voltar às suas origens inglesas. No entanto, sua paixão por terras brasileiras, principalmente a cearense, já estava a lhe atiçar o sangue e a libido.

No ano de 1921, ele desembarcou mais uma vez no Brasil, desta vez em terras baianas, Sim! Terras de negros retintos e, claro... deixemos para lá. Risos.

Desta vez como vice-cônsul da cidade Ilhéus e, logo após, superintendente geral da “The State of Bahia South Western Railway Company Limited”, onde desenvolveu um intenso trabalho no projeto e execução da construção da ferrovia que uniu Ilhéus à Vitória da Conquista e lhe valeu o reconhecimento público e participar em um romance de Jorge Amado no personagem do “coronel inglês”.

No entanto, Hull já havia adotado o Ceará como segundo torrão. Para lá retornando aos 6 de maio de 1933, desta vez definitivamente, como superintendente da “The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltd.”, dividindo seu tempo com atividades de vice-cônsul do governo britânico no Ceará. Faleceu em 1951, no estado que sempre amou, hoje dando nome a uma importante avenida de Fortaleza.

Que o Ceará moleque nunca deixe de vingar.

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Túlio Monteiro, escritor, crítico literário e metido a memorialista. Novembro de 2018.





10 comentários:

  1. Sem palavras, no meu pobre português, pra comentar! Hilário, informativo e histórico! Quem diria que, sobre aquela avenida por onde transitamos paira história tão interessante. Importante demais o povo saber da origem e referencia do lugar onde pisa.

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  2. E eis que o nosso ilustre escriquisador (escritor=pesquisador) nos deleita com tão sensivel tema...como diria Marcondes Rosa, o emblemático Falcão: " A baitolagem adquirida". Entretanto como humilde sugestão, seria de bom alvitre explicar aos inúmeros ledores o que é a nossa "molecagem cearense", pois longe de ser indolência e desrespeito, nada mais é do que a forma bem humorada dos cearenses levarem a vida. E que nosso escriquisador continue nos trilhos e que nenhuma bitola, ou seria baitola, tire sua atenção e concentração docque realmente importa, ou seja, um resgate histórico de acontecimentos e de pessoas que construíram nossa tradição.

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  3. Salve!Salve o retorno do bola 77, mais conhecido como Clauton Monteiro. Seus pitacos andavam sumidos,mas parece que o assunto sa crônica acima o deleitou tanto que ele não resitiu e se manifestou de maneira ácida, porém alegre.Alegre? Ops! Perigosa essa palavra ante a crônica hora apraentada. Risos! Que chibatinha não suma deste blog. E como se diz na molecagem cearense: um abraço por trás. Túlio Monteiro.

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  4. As crônicas do Túlio parecem ter sido escritas por um senhor de cem anos. Aliás, algumas crônicas são antológicas pelo cunho histórico e literário que possuem. Vamos esperá-las em livro. Uma antologia destas "Crônicas do Culto a Baco" (olha aí o título) seriam muito um refrigério diante de tanta coisa ruim que se lê em jornais e blogs por aí.

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  5. Caro Dr. Gildemar, muito me envaidecem suas palavras. No fim das contas, tenho mesmo uns cem anos de idade. Convivi muito de perto,assim como você, com nomes de peso como Sânzio de Azevedo e Moreira Campos. Não podendo, pois, me furtar às influências sofridas no Bosque de Letras da UFC. Sim, que os céus conspirem para um tomo de crônicas a Baco. Valeu! Túlio Monteiro.

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  6. Incansavelmente o nosso amigo, das entreletras e entrelinhas, nos presenteia com textos onustos da pesquisa histórica, não no fito didático, e apresentador das construções oracionais das mais precisas e admiráveis! Depois deste novo texto... indubitavelmeeente nunca mais trafegarei pela Avenida Mister Hull sem visualizar o"gringo" industrioso que nas Terras Alencarinas e Rachelianas esteve e emoldurou, para todo o seeempre, um pouco do nosso progresso e do fascínio que exercemos pelo mundo!

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    1. Subscrevendo-me... Professora e Escritora Nádya Gurgel.

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    2. obrigado, amiga e Mestre professora Nádya. Muito feliz em ter seu comentário. Túlio Monteiro.

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  7. O autor se regozija no tema "a construção do dicionário cearensês"- ai fica "fácil" viajar nesse hilária e tão importante momento da nossa história. Me chama a atenção a riqueza de detalhes. Parabéns.

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  8. Grande Eugênio Menezes, amigo de guerras e carnavais. Obrigado pelas sábias e agradáveis palavras; Túlio.

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