segunda-feira, 20 de março de 2017

XII Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, ao longo de duas décadas, vem-se consolidando como um dos mais importantes eventos culturais do gênero no país e já tem lugar cativo na agenda literária estadual e nacional. Pode-se considerar o evento como um patrimônio cultural do estado.


Iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada em Fortaleza, de 14 a 23 de abril de 2017 no Centro de Eventos do Ceará, com o tema Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca. 

O tema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca” traz em si infinitas possibilidades: a diversidade de expressões, a multiplicidade de vozes; incontáveis itinerários narrativos a proporcionar conexões transculturais, encontros de mundos, diálogos no espaço presencial e virtual, fazendo uma grande homenagem ao acervo literário universal, à cultura e à identidade brasileira como patrimônio da humanidade. Esse turbilhão de possibilidades pautou a definição da programação da Bienal.

A programação tem curadoria geral composta por Cleudene Aragão, Kelsen Bravos e Lira Neto. Além deles, complementam a equipe de curadoria os coordenadores de programação temática, cuja especificidade define-se segundo o público ou o conceito. O Espaço da Juventude tem a concepção e coordenação de Régis Freitas; a Praça do Cordel, de Klévisson Viana; o Salão do Professor, de Sarah Diva; o Café Literário, de Alan Mendonça; o Espaço Infantil, de Kelsen Bravos, Teddy Williams e Andrea Vasconcelos (Circo), Cláudio Ivo (Circo); Encontro de Mediadores, Tino Freitas, Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará, Aparecida Lavor; Encontro Biblioteca Viva, Nixon Araújo; Festival de Ilustradores, Eduardo Azevedo e Rafael Limaverde, entre outros. Todos em articulação com a curadoria geral e coordenação executiva geral do evento, sob responsabilidade da coordenadora da Política do Livro e Acervo da Secult, Mileide Flores, e definição de Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura. 

Tendo sempre a participação de uma personalidade cearense, o conjunto das atrações de natureza artística e literária engloba palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros entre outros eventos literários, além de apresentações lítero-musicais com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional. Esse conjunto oferta uma programação ampla, democrática e de acesso gratuito, para um público plural - infantil, juvenil e adulto, com necessidades especiais e diversas expressões de gêneros e etnias,tudo resultado de demandas geradas nos tradicionais encontros com a participação da sociedade.

Essa mobilização e participação da sociedade se reflete no já característico envolvimento do público durante a realização da Bienal. É o que constatam as estatísticas, pois, quanto à frequência de público, o evento registrou, nas duas mais recentes edições, uma média de 55 mil visitantes/dia, seduzidos pelas atrações da abrangente programação temática adequada às diversas faixas etárias (Infantil - Juventude - Adulta) e pela feira de livros. Tanta concentração pessoas proporciona grande visibilidade e oportunidade de vendas de livros e negócios no âmbito da cadeia produtiva e criativa do livro, bem como de consulta de opinião sobre os caminhos da política para o livro e a leitura.

O evento caracteriza-se pela visibilidade na mídia e grande mobilização social, educacional e econômica. Daí por que, durante os dez dias da Bienal, promovem-se encontros para ouvir opinião da sociedade e entidades envolvidas com a implementação de políticas públicas para o livro, a leitura, a literatura e bibliotecas; articula-se o fomento e a democratização do acesso ao livro e à leitura com secretarias da Educação, estadual e municipais, e com escolas particulares e dialoga-se com o mercado, representado por editores, livreiros, distribuidores e autores independentes. Uma novidade da XII edição é a intensa parceria com a Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação que integra de forma muito harmônica a programação cultural do evento. Será surpreendente.

Esperamos todos no Centro de Eventos do Ceará, de 14 a 23 de abril de 2017, para a grande quizomba literária que será a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Evoé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário