quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prioridades nacionais para a Política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Em face às mudanças recentes na gestão nacional da política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, os atores do setor temos discutido a construção de uma agenda positiva aos encaminhamentos das políticas para o nosso segmento cultural. A ideia é propor, para o ano e meio de mandato que lhes resta, uma pauta prioritária aos novos gestores da Fundação Biblioteca Nacional, do Plano Nacional do Livro e da Leitura, e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, visando à retomada e ao fortalecimento de diversas ações fundamentais para o setor. Abaixo listo as prioridades até aqui levantadas. Leiam atentamente e comentem.
  1. Desenvolvimento de ações que visem atingir às metas previstas para o setor no Plano Nacional de Cultura, redigido inclusive com a colaboração dos representantes do colegiado 2010/2012. As referidas metas são as de número 06, 07, 08, 09, 11, 14, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 29, 31, 32, 34, 35, 38, 39, 41, 46, 47 e 48.
  1. Valorização do papel institucional do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura, com agenda de reuniões e pautas previamente definidas.
  1. Institucionalização do Instituto Nacional do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), e do Fundo Setorial do Livro.
  1. Valorização da interlocução com o Colegiado do Livro, Leitura e Literatura, voltando a ser feita via Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
  1. Adoção de redobrado esforço para a efetiva implementação da Lei 12.244, que visa à universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
  1. Efetivação do retorno para Brasília da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
  1. Vinculação do Conselho Nacional de Cultura à Secretaria Executiva do Ministério da Cultura, saindo da esfera da Secretaria de Articulação Institucional.
Aguardamos comentários, sugestões e apoio até o dia 10 de julho, pois a reunião do Colegiado Setorial Literatura, Livro e Leitura (do qual faço parte) será realizada nos dias 15 e 16 de julho de 2013 e terá como um dos pontos de pauta essa lista de prioridades.Contamos com a participação de todos. 



Um comentário: