sexta-feira, 23 de março de 2012

O circo como lugar de formação de leitores

Kelsen Bravos*
O Circo. Não há lugar mais impressionante no imaginário das pessoas. As crianças ao lhe ver a lona exclamam festivas: “me leva pro circo!”. Lugar onde adultos e idosos revivem o encantamento infantil, jovens e adolescentes sonham com a liberdade da vida do artista, o mundo do circo é multifacetado. Polariza as mais diversas expressões artísticas, das pinturas dos cenários ao balé dos trapezistas em desafio à lei da gravidade, do silente ilusionismo dos mágicos ao estardalhaço engraçado dos palhaços. Grandes ou pequenas, as companhias simbolizam a resistência da arte. Quanto mais simples mais democrático é o circo.
Circo do Motoka - um dos locais de formação

Tive oportunidade de contribuir em um projeto de Formação de Leitores no Circo, realizado pela APAECE- Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará e organizado pela IdeaisProduções. Foram promovidas rodas de memórias e conversas sobre literatura para artistas, profissionais e pesquisadores do circo. A ideia era fomentar o interesse pela leitura, a fim de qualificar cada vez mais o conteúdo dos espetáculos circenses em Fortaleza, além de gerar valioso registro para o acervo do Memorial do Circo Cearense.
D. Uiara, ricas histórias sobre o mundo circense

O projeto Formação de Leitores envolve circos de médio e pequeno porte. Companhias constituídas por vários clãs. Geração, pós-gerações de famílias circenses. Um povo que leva a casa aonde a sua arte for. A lona é a sua morada. O endereço são as comunidades onde o circo se instala, a quem beneficia com diversão e arte. Vejo assim esses circos, como lares transformados em centro cultural ambulante acessível aos mais simples.
Não pensei duas vezes em aceitar o convite para promover, nesse privilegiado espaço cultural, o livro, a leitura e a literatura, pois, de todas as artes em exibição ao público no circo, faltava a literatura em sua forma mais clássica: o livro. E a forma de exibir o livro e a literatura é a mediação da leitura, eis o objetivo de minha participação: propor um circo como lugar de sensibilização para a leitura.
O primeiro passo consistia em formar circenses em mediadores de leitura. Acredito na pedagogia do exemplo cuja fórmula é simples: fazer as crianças e demais pessoas testemunharem o ato e o prazer de ler. Sendo assim, os artistas do circo passariam a ser também referência para proporcionar a necessária vivência da leitura a seus pares, familiares e público. Parece quase óbvio: o artista deve ler para a criança testemunhá-lo praticando, prazerosamente, o ato de ler. Do mesmo modo, deve também fazê-la ler para, assim, proporcionar prazer a si mesma e aos outros. Chamo a isso de "pedagogia do exemplo".
O segundo passo consistia em gerar espaços de leitura no circo. Constituir uma biblioteca de consulta com espaços de leitura individual, coletiva e mediada. Doei vários livros ao projeto Formação de Leitores no Circo com esse fim. Foi só o começo, outras oficinas e participações se seguiram à minha levando reflexões e práticas de leitura.



Minha participação foi preenchida por momentos de leitura compartilhada. Socializamos leitura, buscamos a identidade do leitor, falamos da importância da leitura, de quão fundamental é a pedagogia do exemplo. Aprendi muito sobre a disciplinada vida do artista circense, de como suas crianças têm excelente desempenho nas escolas, como o núcleo familiar tem força no cotidiano de suas vidas. Destacamos, sobretudo, a imensa importância do circo como espaço democrático de acesso a todas as artes para todas as classes, notadamente as mais destituídas de poder econômico cujo hábito de ir a cinemas, teatros, casas de show e bibliotecas sempre pesa no orçamento familiar. O circo vai aonde essa gente está.

O projeto Formação de Leitores é só começo de um grande sonho coletivo da APAECE e da IdeaisProduções do qual compartilho também, quero estar junto para colaborar o máximo que eu puder na promoção da leitura como forma de inclusão social também nos circos.
(*Kelsen Bravos – escritor, editor, professor e consultor para
área do livro, leitura, literatura e cultura digital)

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