- Provocar políticas de incentivo e apoio a livrarias e outros espaços de leitura no desenvolvimento de projetos de atividades culturais e de mediação de leitura;
- Articular as ações de leitura no Estado com a participação da Secretaria de Cultura, Educação, Turismo, Juventude, Ação Social, outras instâncias governamentais e entidades da sociedade civil buscando a intersetorialidade, a formulação participativa de políticas públicas e tratando o fomento à leitura como política de estado;
- Garantir que o Estado e cada município criem seus respectivos planos Estadual e Municipal do Livro e da Leitura com base no Plano Nacional do Livro e da Leitura;
- Promover audiências públicas específicas para discutir o Instituto do Livro e da Leitura do Estado do Ceará dada a importância estratégica dessa entidade;
- Discutir e promover uma consistente formação de leitores no Estado a partir da reformulação e criação de políticas educacionais e culturais que tenham o livro e a leitura como foco principal (a partir de hoje com ações a longo prazo);
- Discutir e promover uma consistente formação continuada de professores formadores de leitores no Estado (a partir de hoje com ações a médio prazo);
- Discutir e promover uma consistente formação continuada de mediadores da leitura em diversos âmbitos da sociedade – bibliotecários, contadores de estórias, mediadores de clubes de leitura e outros promotores de leitura (a partir de hoje com ações a curto prazo);
- Propor a criação e\ou readaptação arquitetônica dos espaços públicos que propiciem o conforto do leitor e garantam uma leitura prazerosa;
- Incentivar a leitura em comunidades em condições de vulnerabilidade social;
- Promover a leitura em espaços não convencionais, além das bibliotecas e salas de aula;
- Mapear as ações relacionadas à leitura existentes no Estado com a criação de uma rede de ações e de um banco de dados constantemente atualizado;
- Transformar as ações exitosas relacionadas à leitura em políticas públicas;
- Fortalecer a comunicação através de um portal eletrônico com o intuito de divulgar as ações de fomento à leitura de maneira articulada e organizada;
- Mobilizar e comprometer setores públicos e políticos no sentido de fomentar e apoiar ações relacionadas aos autores, à leitura, ao leitor e ao livro;
- Criar oficinas do livro e de criação literária;
- Criar os Quiosques do Livro nos mais variados espaços públicos adotando uma identidade arquitetônica favorável à prática leitora;
- Garantir a melhoria das bibliotecas públicas;
- Garantir a melhoria das bibliotecas escolares infra-estrutura adequada e a formação do responsável enquanto mediador da leitura;
- Permitir o acesso da comunidade à biblioteca escolar como espaço da leitura com segurança e conforto propício à prática leitora;
- Transformar o bibliotecário das bibliotecas públicas e escolares em mediadores da leitura;
- Propor programas de fomento à leitura na zona rural, a exemplo de: Arca das Letras do MDA;
- Propor programas de fomento à leitura em lugares não convencionais;
- Garantir a continuidade do Projeto Agentes da Leitura como política pública permanente;
- Descentralizar as ações da Bienal do Livro levando-as para bairros e outros municípios;
- Criação de células de leitura principalmente nas indústrias;
- Fomentar a geração de mercado para os bibliotecários;
- Fomentar a criação de novos cursos de Biblioteconomia no estado do Ceará;
- Disponibilização de livros de domínio público em site.
1. Propor a criação do Instituto Estadual do Livro e da Leitura, uma instituição cujo objetivo seja executar as políticas e as ações do Livro, Leitura e Literatura no Estado.
2. Propor a criação, em cada município, do Instituto Municipal do Livro e da Leitura, uma instituição cujo objetivo seja executar as políticas e as ações do Livro, Leitura e Literatura no município em articulação com seus similares bem como os de nível estadual e federal.
Observação:
Mais contribuições serão muito bem-vindas
Kelsen Bravos da Silva
Cadeia Mediadora do Ceará
Gostaria de contribuir com dois itens importantes:
ResponderExcluir1. Acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais.
2. Garantir os direitos autorais para os escritores e ilustradores. As editoras são muito caloteiras.
Caro anônimo,
ResponderExcluirAlgumas editoras têm mesmo dado calotes em autores. Aqui no Ceará as mais referenciais são as piores. Tenho livros adotados em várias e escolas. Recebo centavos por ano, e ainda querem me pagar em cheque. Tirei meu título de seu catálogo, mas ainda assim continuaram negociando o livro, acionei advogado para reaver o que me sonegaram.
Mas essa questão a que você se refere é uma discussão para a cadeia reguladora e produtiva do livro e da leitura, interessa a todos nós, é claro. Encaminharei a Mileide Flores que nos representa nesse sentido.
Quanto ao que o item 1 anota, já o incluí. Ele está implícito em todos os itens que tratam de acesso e formação, mas você tem razão é melhor explicitar as intenções.