sexta-feira, 24 de abril de 2009

Capacitação vai incentivar a leitura entre os profissionais da educação

Com o objetivo de preparar os técnicos da educação para a implantação dos Clubes de Leitura nos 184 municípios do Estado do Ceará, a Secretaria da Educação(Seduc) realizará a partir desta segunda-feira, dia 27, das 8 às 17 horas, o curso Mediador da Leitura. A iniciativa integra o Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic). O evento seguirá até a próxima quinta-feira, 30, no Centro de Treinamento Prof. Antônio Albuquerque de Sousa Filho (rua Adolfo Moreira de Carvalho s/n – Água Fria).

A ação visa incentivar o prazer da leitura e estimular a diversidade cultural entre os participantes dos clubes: professores das séries iniciais e educação infantil. Ao todo serão 225 participantes entre formadores do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor que atuam na Secretaria da Educação (Seduc), na Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor), nas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e nas 184 secretarias municipais de educação. Além destes, estarão presentes representantes das instituições parceiras do Paic (UNICEF, SECULT, Fórum de Educação Infantil, APRECE, UNDIME-CE e APDMCE).

Conforme Fabiana Skeff, responsável pelo Eixo de Literatura Infantil do Paic, a ideia é que o professor leitor seja um mediador para a construção do aluno leitor.
O Clube da Leitura é uma iniciativa do Programa Alfabetização na Idade Certa, implantado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, que propiciará aos professores um espaço de encontro com o intuito de desenvolver a cultura da leitura dentro da sala de aula. O projeto, que tem início em junho deste ano, será amplamente divulgado nos municípios cearenses. Cada um destes contará ainda com um blog na internet para facilitar o intercâmbio entre os Clubes de Leitura do Estado.

Veja as datas de cada participante:

Dias 27 e 28: Macro A (Credes 1, 2, 9) MABRO B (Credes 3, 4, 5, 6), Macro C (Credes 08, 12, 14), Seduc, Secult, Unicef, Fórum de Educação Infantil, Aprece, Undime-CE, APDMCE e Sefor

Dias 29 e 30: Macro D (Credes 10, 11, 16, 17), Macro E (Credes 07, 13, 15), Macro F (Credes 18, 19, 20), Macro G (Fortaleza), Seduc e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário