domingo, 19 de junho de 2016

No Ceará tem disso sim - por Kelsen Bravos



Do Ceará para o mundo

Dia 17 de junho de 2016 estabelece um marco para economia do livro no Ceará. Foi inaugurada a Livraria da Câmara Cearense do Livro (CCL), no Aeroporto Pinto Martins. A loja oferta a excelente produção editorial do Ceará para o mundo. A estratégia foi uma iniciativa de Albanisa Dummar e Patricia Veloso, associadas da CCL, entidade de classe das editoras cearenses, e articulada por sua presidente (Lucinda Azevedo) junto ao Sebrae (na pessoa de seu presidente, Joaquim Cartaxo), à Secretaria da Cultura (com o Secretário Fabiano dos Santos Piúba), à Frente Parlamentar Mista do Livro e da Leitura, representada no evento inaugural pelo deputado federal Odorico Monteiro. A parceria viabiliza também acervos móveis que percorrerão toda região em Micro-Ônibus transformados em Livraria (KB).

Patricia Veloso, Albanisa Lúcia Dummar Pontes, Lucinda Marques,
Odorico Monteiro, ao microfone. Joaquim Cartaxo e Fabiano dos Santos

Quando o galo canta... 

Em 2015, no Armazém da Cultura, Albanisa Dummar me compartilha a ideia de instalar uma Livraria da Câmara Cearense do Livro no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Na ocasião aventamos parceiros para tal empreendimento, quem sabe a Fecomércio ou o Sebrae ou ambos. Foi uma boa conversa. Depois lembro de ter tratado sobre o assunto com algumas pessoas. Uma delas, num cafezinho, foi Fabiano dos Santos Piuba​, que sabe como ninguém de Livro, Leitura e Literatura. Naquele momento, não era secretário da Cultura do Ceará. Avaliou bem a iniciativa.





Secretário Fabiano dos Santos Piúba destaca
iniciativa que fortalece a economia do livro

... quem trabalha se alevanta!

No seguir dos meses, soube da movimentação da Patricia Veloso​ e da Albanisa, junto ao Sebrae, com a articulação da CCL, na pessoa da presidente da entidade, Lucinda Azevedo. Esse doce trio - que é parada dura em determinação e empreendedorismo - já lastreado no consenso dos associados da Câmara Cearense do Livro, galvanizou apoio dos legislativos federal e estadual de forma muito competente.


A sorte dos ventos - Marco histórico

Dizem que quando se trabalha os ventos ajudam. Pois sim, eis que os ventos do Ceará enfunaram a vela dessa jangada de ideias, Fabiano agora é secretário da Cultura, o Sebrae é parceiro do empreendimento, a Frente Parlamentar do Livro - tanto a local quanto a nacional - assumiu o compromisso com a causa. O resultado foi que no 17 de junho deste 2016 testemunhamos um fato histórico: uma autônoma livraria foi inaugurada em local estratégico do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Tudo está pronto para dar muito certo.


Kelsen Bravos, Fabiano Piúba, Cleudene Aragão, Patrícia Veloso
 - autores, gestores públicos e editores unidos por um Ceará leitor



Com a sina do vento aracati - navegar sertão adentro

A parceria do Sebrae, o compromisso de representantes dos legislativos federal e estatual e o apoio da Secult-CE, tudo isso promove uma ebulição e tanto. A prova é que a parceria já se ampliou para viabilizar livrarias itinerantes em Micro-Ônibus - BookTruck. São fatos tão estimulantes que, mesmo em meio à crise geral, a gente chega, de fato, a se animar.

Mais animado ainda ficaremos com a implementação desse projeto dos Micro-Ônibus Livraria. Que a participação itinerante deles em feiras regionais leve sertão adentro junto à livraria uma programação cultural que conste de dinamização do acervo da literatura cearense que leva, e, num segundo momento, quando de seu retorno, promova conversas entre os autores e seu público leitor.




Os ventos promovam bem mais que chuva no arado de leituras

A livraria ambulante será, espero, uma ação a mais na tarefa de semear, adubar, polinizar e ajudar a amadurecer a Política do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (LLLB). Será assim feito a ação da chuva. Quanto à colheita, ela será tarefa da sociedade. Tal chuva no arado só vigorará se estiver associada de forma mais parceira à estratégia de cada segmento do cluster LLLB e tiver acolhida também das gestões municipais.


Chuva de leitura - Mediação - Bibliotecas

 O projeto dos Micro-Ônibus Livraria, bem mais do que promover a venda, deve, em parceria, cumprir ações atinentes à Política de Leitura, ao convergir e agregar programação cultural com foco na mediação. Se o fizer ajudará na semeadura, na formação de leitores, na formação de acervo e no fortalecimento de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.


Chuva de Literatura - Criação

Melhor ainda será, se o projeto dos Micro-ônibus Livraria também convergir e agregar programação cultural com foco na criação, ou seja, se suas ações se estenderem ao elo Literatura e promoverem encontro de autores com o público leitor, com mediadores da leitura, com editores e entre si. Todo o potencial da presença dos criadores junto a seus leitores de modo geral será esplendido e gerará mais criação. 

Autores, mediadores e editores unidos por um Ceará mais leitor
Kelsen Bravos, Cleudene Aragão, Júlia Barros e Almir Mota

A professora e escritora Cleudene Aragão prestigiou o evento

Revolução silenciosa 

Que movimento lindo e socialmente relevante pode vir a ser o projeto dos Micro-Ônibus Livraria! O melhor de tudo é só depender em essência do diálogo transparente para começar a efetivá-lo.

E dialogar de forma transparente é parte essencial da atual gestão da Cultura do Estado do Ceará, tanto na pessoa do secretário Fabiano dos Santos Piúba, quanto na pessoa da coordenadora da Política do Livro e Acervo da Secult-CE, Mileide Flores.

As instituições Sebrae, Legislativo, Câmara Cearense do Livro, Secretaria da Cultura e Autores também estão dispostas ao diálogo, aliás, já dialogam. Que venham as gestões municipais, a Secretaria da Educação. Que acolham a implementação de uma agenda positiva para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas que ora proponho. Fortalecerá a silenciosa revolução de promover leitores. Viva a Leitura! (KB)

Um comentário: