quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MDIC seleciona planos de desenvolvimento para APLs de economia criativa

O edital de Chamada Pública – APLs de Economia Criativa contribui para o alcance da meta 09 do PNC.

Brasília (13 de setembro) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) recebe, até dia 30 de setembro, propostas de planos de desenvolvimento para Arranjos Produtivos Locais (APLs) de economia criativa. Será selecionado um APL de cada uma das 27 regiões administrativas do país.
O projeto é resultado de uma parceria entre o MDIC e a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC) para aumentar a competitividade dos APLs selecionados, a partir da implantação de planejamentos estratégicos. As propostas escolhidas serão divulgadas até 10 dias úteis após o final do prazo de entrega.
Os APLs selecionados serão contemplados com o apoio de uma empresa especializada na elaboração do Plano de Desenvolvimento do APL. A contratação da empresa especializada se dará em processo licitatório a ser realizado, posteriormente, pelo MDIC.
Outras ferramentas de apoio também serão oferecidas, como acesso ao Observatório Brasileiro de APLs, incluindo direito a uma vitrine virtual dos seus produtos e participação da Rede Social dos APLs, ferramenta corporativa para aproximação de pessoas que trabalham com o segmento.

Setores incluídos
Para participar do projeto, os APLs devem estar inseridos em algum dos setores da economia criativa, conforme classificação do MinC. Os setores contemplados são: arquitetura e urbanismo; artesanato; artes visuais; arte digital; artes de espetáculo: dança, música, circo, teatro; audiovisual, incluindo jogos eletrônicos; culturas populares incluindo culturas indígenas e culturas afro-brasileiras; design; festas populares; gastronomia regional; moda; publicações e mídias impressas, leitura e literatura; e turismo cultural.
O edital de chamamento público, que detalha o processo, foi divulgado esta semana pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC. Segundo o documento, os planos de desenvolvimento deverão ser resultado do “esforço de construção efetuado pelos agentes locais, integrantes do APL, e componentes do Núcleo Estadual de Apoio aos APLs com o apoio do agente animador a ser contratado pelo MDIC”.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Juliana Ribeiro
juliana.ribeiro@mdic.gov.br
(Fonte: Ascom/MDIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário