sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Autores & Ideias com o Poeta Chico Miranda - o Pedro Arcanjo do Benfica

Poeta Chico Miranda
No dia 5 de agosto, o poeta Chico Miranda Filho faria aniversário - se neste plano ainda estivesse. Não está, partiu no dia 12 de abril deste 2013. Uma pessoa cheia de referências literárias, eu costumava chamá-lo de Pedro Arcanjo do Benfica, uma referência explícita ao personagem de Amado em "Tenda dos Milagres". Mas Chico Miranda não era de grandes polêmicas. Graduou-se em Letras, fez-se especialista em Estudos Literários e Culturais e mestre em Literatura, sempre na UFC, onde também era funcionário.


O glorioso Ferrim
Sempre que encontrava o Chico Miranda, ele me jogava uma antonomásia depois de falar meu nome e sobrenome, "Kelsen Bravos, negão lindo e namorador!", ao que eu respondia: "Chico Miranda, meu Pedro Arcanjo do Benfica, cupido e namorador sois vós!" (Chico era de fato muito mais do que um galanteador com as mulheres, um cavalheiro de fino trato) e nos demorávamos em um bate-papo solto sobre a vida, os amigos, os fatos e sobre nós de quem ríamos a valer.
Túlio Monteiro
Torcedor fanático do Ferrim (Ferroviário Atlético Clube), Chico Miranda deixa a forte lembrança de uma pessoa divertidíssima, um amigo, solidário a todos e incentivador dos acadêmicos em geral, em especial aos de Letras e das Casas de Cultura, sobretudo, a Casa de Cultura Francesa.

Amicíssimo de meu querido primo Túlio Monteiro que lhe dedicou vários poemas e um conto no excelente "Dois dedos de prosa com Graciliano Ramos", um livro bem-humorado, divertido - sem deixar de ser denso na sua reflexão social, existencial - e que nos leva a gargalhar ao ler "Ferrão Campeão".
Lílian Martins 
Para espantar a saudade do nosso Chico Miranda, clique na imagem do programa Autores e Ideias e ouça a entrevista. 

Excelente programa de entrevistas, conduzido
Autores e Ideias com Chico Miranda

por Lílian Martins, o Autores e Ideias traz também notícias e reportagens, é veiculado pela Rádio FM Assembleia (96,7MHz), e totalmente dedicado aos livros e à literatura com destaque aos escritores e à teoria e criação literária. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário