domingo, 28 de julho de 2013

A cidadania brasileira em xeque

As pessoas devem avaliar melhor o que tem sido rotulado de "a inconstitucionalidade dos atos do presidente do STF". Em sã consciência, há quem ache mesmo que SE os atos por ele praticados no STF, em vez de lastreados na Carta Magna, fossem - como se tem afirmado peremptoriamente - "indecorosos, desrespeitosos à Constituição Federal", uma CANALHA RACISTA que anda querendo promover a desmoralização de Joaquim Barbosa não o já teria defenestrado da vida pública com toda a sua ancestralidade e descendência até a quinta geração?
Joaquim Barbosa - Presidente do STF

O que estão querendo fazer a Joaquim Barbosa é uma condenação sumária, acima da lei e absolutamente demagógica. Ao defendê-lo aqui, não o faço à figura dele, não o conheço pessoalmente e sequer faço questão disso. O que me move é o cuidado que devemos ter em assegurar, de forma ampla e irrestrita a todos os cidadãos brasileiros e no Brasil, as garantias, as prerrogativas previstas na Constituição Federativa do Brasil.

Os brasileiros, para afirmar e consolidar o estado democrático de direito no país, devemos respeitar aos cidadãos comuns e aos que assumem encargos ou funções públicas. Concordamos todos, à luz da Carta Magna, que os desvios de conduta de qualquer pessoa que assuma cargos ou funções públicas devem ser notificados, investigados e julgados, impreterivelmente nessa ordem, e só depois de cumpridas todas essas fases, e garantido o amplo direito de defesa ao réu, é que se deve absolver o acusado ou condenar quem transgrediu. O descumprimento dessas prerrogativas constitucionais ameaça a todos os cidadãos.

Apelo ao bom senso das pessoas a fim de que reflitam melhor e deixem de servir de canal a uma difamação pública pautada em discurso cretino, preconceituoso, falso moralista, parcial, maldoso, totalmente desprovido de senso crítico, que condena sem julgar e que, portanto, se configura numa perigosa ameaça não só ao presidente do STF, mas a todo e qualquer cidadão brasileiro e no Brasil, porque põe em xeque o Estado Democrático de Direito e desrespeita toda a cidadania brasileira. 

Um comentário:

  1. Meu nobre amigo Kelsen : Parabenizo-o pela excelente postagem que acabo de ler. Realmente o Ex.Sr. Ministro Joaquim Barbosa do STF merece todo o nosso respeito e consideração, não só pelo cargo que ocupa , mas sobretudo por ser um exemplo de cidadão brasileiro, gozando de todos os direitos e prerrogativas que a nossa Carta Magna lhe confere .
    Meu cordial abraço .

    ResponderExcluir