domingo, 6 de janeiro de 2013

Amigos da Leitura/Eu sou cidadão na X Bienal Internacional do Livro do Ceará


O jornal O Povo publicou relatos sobre a X Bienal Internacional do Livro do Ceará. Todos traduzem a imensa satisfação do público em relação a esta edição do evento. Entre os registros encontrei um em que fui referido. Muito bacana.
Presença ilustre dos Amigos da Leitura na X Bienal Internacional do Livro do Ceará
(Foto: Jornal OPOVO)
"Estou adorando participar dessa Bienal. Ganhei até um livro novo. Eu estava lá na tenda da contação de história, aí eu encontrei o Kelsen Bravos, o autor, a gente começou a conversar e ele resolveu me dar o livro que tava lançando aqui na Bienal. Ele autografou e tudo. Eu ainda não tive tempo de ler a história, mas já sei que é sobre as drogas, conscientizando as pessoas a não usarem o crack. (Enaile – Sobral-CE)"
Leia mais...
Considerado o maior projeto social de incentivo a leitura do nordeste, o “Eu Sou Cidadão” foi lançado na 5a Bienal Internacional do Livro em 2002. 
Coordenado pela Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará - APDMCE em parceria com a Fundação Demócrito Rocha -FDR, o projeto promove, através da leitura, o desenvolvimento intelectual de mais de 1.500 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, da rede de ensino público. Uma vez por mês, o Jornal do Leitor abre espaço para que essas crianças publiquem aqui seu textos, suas atividades.

Visita a Bienal
No último dia 12 de novembro, os alunos “Amigos da Leitura” visitaram a Bienal e nesta página trazem o registro da atividade que empolgou a todos.

Mesmo há seis anos no projeto Eu Sou Cidadão, nunca tinha tido a oportunidade de estar dentro de uma Bienal Internacional do Livro. Eu estou impressionada com o tamanho e a diversidade de títulos que encontramos. Mas o melhor mesmo é que tive a oportunidade de adquirir alguns livros com um preço bem mais barato do que em livrarias. - 
Tainá Oliveira – 14 anos – Iracema-CE
Participar do projeto é muito bom, principalmente porque além das crianças aprenderem com a gente, nós aprendemos muito com elas também. Já na Bienal, ficamos impressionados como tudo é bonito, as pessoas são receptivas, tem tantas atividades, stands e livros. É muito bom. - Jéssica Alane – 15 anos – Itapiuna-CE
Quando se fala em leitura, estamos falando de experiências. E você ouvir falar em leitura e não ter acesso a um livro, é como se fosse uma profecia não cumprida. E essa profecia, abre mundos, abre horizontes. Então essa experiência oferecida aqui na Bienal, onde a criança vivencia, folheia, apalpa um livro, oportuniza que ela descubra sozinha o valor desse livro na sua vida e no mundo.- Jucieldo Diogo – Coordenador de Aracati
Antes de virmos para cá, estudamos com eles a Padaria Espiritual, o tema da Bienal deste ano. Eles se interessaram bastante, quiseram conhecer as produções dos escritores e artistas da época, detalhes da história de Fortaleza e isso fez com que a expectativa pela visita à Bienal só aumentasse. Chegamos aqui bem cedo, a tempo de eles participarem de muitas oficinas. As preferidas foram a de origami e produção textual e ilustrações de livros. - Auricelia Albuquerque – Coordenadora de Sobral
A expectativa dos Amigos da Leitura era enorme. Muitos era a primeira vez dentro de uma Bienal. É uma experiência excelente porque é uma oportunidade para essas crianças que colaboram tanto com o projeto, que verdadeiramente gostam de ler, e isso se torna mais um incentivo à leitura, principalmente num mundo de hoje com tantos apelos para a violência e as drogas. Para mim é gratificante estar aqui com eles e vê-los felizes assim. - Edleusa Clementino – Primeira-dama de Itapiuna-CE
Essa já a segunda vez que eu venho pra Bienal. E dessa vez tá bem melhor que a passada. Tem mais stands, livros novos, esse prédio novo do Centro de Eventos bem mais bonito que o outro. Eu até encontrei um livro que já procurava há muito tempo, o Cinco Minutos, de José de Alencar. - Caio Cezar – 15 anos – Itaiçaba-CE
Toda edição da Bienal, a gente faz questão de trazer os Amigos da Leitura para conhecer e ter esse contato mais próximo com os livros. Agora a gente vendo os stands, percebemos o envolvimento, o encantamento deles pelos livros, vendo as coleções que eles gostam. Um deles, inclusive, se viu desprevenido quando encontrou um livro que queria há muito tempo. No entanto, todos ajudaram para que ele conseguisse adquirir seu livro. - Jô Farias – Primeira dama de Horizonte
Eu entrei no Projeto Eu Sou Cidadão há pouco mais de um ano e, com certeza, das atividades que eu mais gosto são as oficinas de cordel que nós fazemos às vezes, no município. - Yasmin Iris – 13 anos – Barbalha-CE
Estou adorando participar dessa Bienal. Ganhei até um livro novo. Eu estava lá na tenda da contação de história, ai eu encontrei o Kelsen Bravos, o autor, a gente começou a conversar e ele resolveu me dar o livro que tava lançando aqui na Bienal. Ele autografou e tudo. Eu ainda não tive tempo de ler a história, mas já sei que é sobre as drogas, conscientizando as pessoas a não usarem o crack. - Enaile – Sobral-CE

Um comentário:

  1. Estive na Bienal, mas não tive a mesma sorte. Pena! Gosto muito do trabalho do Kelsen.
    Dalila

    ResponderExcluir