domingo, 30 de setembro de 2012

"Papai no trabalho" vira filme "Herói Iluminado"


Qual foi minha boa surpresa ao ler um texto dando conta de uma animação a partir de uma "livre adaptação" de um livro que escrevi. A surpresa migrava para outra sensação, primeiro ao saber que a animação foi apresentada no Cine Ceará e, segundo, pelo fato de sequer terem se dignado a me notificar de uma coisa e ou de outra. Moro no Ceará, em Fortaleza, conheço boa parte das pessoas envolvidas, a instituição patrocinadora tem todos os meus contatos. Decerto uma boa razão os impediu da, digamos, gentileza de me avisar dessa novidade toda. Mas não custava nada um esforço. Tomara que pelo menos ao Rafael Limaverde, que ilustrou o livro, tenham tido a decência de avisá-lo. Carinho nunca é demais.

Mas o que importa é que o trabalho da animação também ficou lindo! Bacaninha mesmo! Teria gostado muito de expressar isso para a meninada que o produziu. Faço isso agora. Parabéns, meninada. Ficou lindo!

Gostaria também de avisar aos profissionais que orientaram o trabalho, sobretudo, os que o publicaram no Vimeo que o meu nome é Kelsen e não Kelson.

Cheio de sensibilidade e afeto entre pais e filhos, Papai no trabalho estimula as crianças e, por consequência, toda a família para o cuidado e uso dos equipamentos de segurança que salvam a vida dos trabalhadores. Um ato de amor, no sentido de que amar é não deixar morrer. História de Kelsen Bravos ilustrada por Rafael Limaverde.



Eis o texto com o qual me deparei na internet.
 "Filhos de colaboradores da Coelce produziram curta-metragem sobre trabalho do eletricista e a importância da segurança no uso da energia elétrica
"Meu pai é tipo um super-herói, mas ele não tem super poderes, e sim informação e treinamento." A pequena Renata Jovino, de 12 anos, narra a adaptação do livro "Papai no trabalho", de Kelsen Bravos, em mais uma edição do Cine Coelce. A produção de meninos e meninas iniciantes na arte do cinema abrirá a 22ª edição do Cine Ceará, no Theatro José de Alencar, amanhã (1º). O evento segue até a outra sexta-feira (08).
A produção é de 10, entre 100 jovens, selecionados para participar da Oficina de Desenho Animado do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira/Universidade Federal do Ceará. Eles são filhos de colaboradores próprios e parceiros da Coelce que participaram de uma edição especial do Cine Coelce. No curta-metragem, a visão dos pequenos sobre o cotidiano de trabalho dos pais, com atenção especial à segurança, tão importante para quem desenvolve atividades relacionadas à energia elétrica.
Em cinco anos, o Cine Coelce já ensinou a técnica do desenho transformado em arte a mil crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas de Fortaleza. Desta vez, a empresa decidiu levar a experiência para os filhos dos próprios funcionários. "Quando a gente pensa em um projeto como esse, a gente também leva em conta a expansão dele. Então, por que não incluir o universo de 8 mil colaboradores próprios e parceiros da companhia?", explica a gerente de comunicação da Coelce, Danielle Luz.
É a expansão que leva à geração de renda, além de conhecimento. Andressa Marques e Catarina Falcão, alunas beneficiadas na edição anterior, viraram monitoras da mais recente produção. "Recebo uma bolsa para investir em cursos e ajudar um pouco minha família", fala, cheia de orgulho, a Catarina.
O filme"Herói Iluminado" conta a história de uma família na qual o pai é eletricista. A filha, orgulhosa da profissão dele, fala como o ofício do pai e a energia elétrica contribuem para um mundo melhor, sem esquecer de reforçar a importância da segurança no desenvolvimento dessa atividade. De forma didática e divertida, a história ressalta, ainda, que não basta apenas usar todos os equipamentos de proteção individual (EPIs). É preciso dedicar cuidados também ao colega de profissão.
"O tema da segurança tem um grau de relevância muito alto para todos nós aqui na Coelce, que trabalhamos com energia elétrica, direta ou indiretamente. Temos, inclusive, um programa específico para acompanhar esse tema, que é o Saber Viver. Ele tem 12 princípios que têm como focos principais a valorização da vida e a importância da família na vida de cada colaborador. Por isso, resolvemos dedicar uma edição do Cine Coelce para filhos de colaboradores, para que eles possam sensibilizar os pais sobre o trabalho seguro, na certeza da volta para casa, para o convívio em família", explica Abel Rochinha, presidente da Coelce. 
Durante as oficinas, são apresentadas a história do cinema de animação e as diferentes técnicas usadas pelos animadores (desenho animado, recortes, tridimensional, lápis de cor, aquarela). Após a definição do roteiro, os alunos produziram o storyboard, a animação, o traço e a arte final.
Confira a ficha técnica do "Herói Iluminado"
Animação e arte: Ana Carolina Queiroz, Crislany Braga, João Pedro Lima, Larissa Canuto, Matheus Barbosa, Pedro Victor Ferreira, Renata Jovino, Vitoria Gemina e Yohanna Regia
Monitoras: Andressa Marques e Catarina Falcão
Narração: Renata Jovino Trilha Sonora: Larissa Canuto
Orientação: Josimário Façanha Edição: J. Cambé
Produção: Patrícia Bala, Andrea Brasil Adaptação do texto: Petrus Augusto Revisão de Conteúdo: Mariana Medina
Produção Executiva: Wolney Oliveira Direção: Telmo Carvalho
SERVIÇO: Exibição do curta-metragem "Herói Iluminado" na abertura do 22º Cine Ceará
01/06 (Amanhã)

Fonte: Gerência de Comunicação - Coelce, Assessoria de Imprensa, gercom@coelce.conbr, www.twiIter.com/coelcewww.facebook.com.br/coelce(85) 3453.4883 / 3453.4822 / 9993.9553"

Nenhum comentário:

Postar um comentário