sábado, 7 de janeiro de 2012

Greve, acefalia e intervenção

1. A greve

A Polícia Civil entra em greve geral pela segunda vez em menos de um mês, após uma série de quatro paralisações de agosto até hoje. A primeira deu em nada. São legítimas as suas reivindicações. A primal greve deu em nada porque, diferente da Polícia Militar, o trabalho da Polícia Civil é silencioso, investigativo, secreto. Por essência discretíssima, quanto menos notado o trabalho mais eficaz, portanto, será. E se não é visto assim tão ostensivamente, não conta com o clamor da população. Daí não ter tanta exposição quanto as greves de bancários, comerciários, motoristas, cobradores e, agora, policiais militares. Talvez por isso esteja sendo tão negligenciada a negociação, mas esta é uma terrível opção. Com a polícia civil parada sua antagonista, a corrupção, que também é silente, secreta e ramificada, vai tomar conta de tudo. Só corruptos se beneficiam com essa situação.


2. A acefalia

Por cá, só quem rompeu a discrição do trabalho da Polícia Civil foi um tal secretário de nome Moroni, que adotava o estilo de enfrentar pessoalmente os criminosos, indo prendê-los nos lares onde se abrigavam (mas antes mobilizava toda a mídia, e comprovava se o cenário estava seguro). Fez fama a custa do risco alheio. A intenção dessa quebra de critério todos constataram depois, ele virou vice-governador e, em seguida, deputado federal, oportunidade em que votou em causa própria e conseguiu uma aposentadoria bem vantajosa. Mas a maioria do povo cearense não é besta e o tirou de cena. Feito praga sazonal, entretanto, a cada dois anos ele reaparece nas eleições. Agora está de volta e se diz de novo candidato. É bem capaz de adotar um discurso em favor do funcionalismo público para, quem sabe, ocupar essa vacância causada pela acefalia de líderes políticos no Ceará; todavia, felizmente!, ele não tem perfil de líder, pois é um autoritário. Um poder sob seu comando descambaria para o sensacionalismo de uma ditadurazinha corrupta (desculpem-me a redundância). Deus nos livre desse diabo, que já fez escola inclusive na mídia.


3. A acefalia 2
A Polícia Civil está em greve, pela segunda vez em menos de um mês. É bem capaz de dar em nada de novo, pois o trabalho discreto desses profissionais não dói no bolso do comércio tão imediatamente. Sem eles a corrupção come solta, o regime das aparências impera. A arrogância, sabemos todos, é a diplomacia do estado corrupto. E o cenário está propício a isso, pois o governo se declara sem a menor capacidade de gerenciar essa crise e, ao se eximir de sua responsabilidade, entrega ao governo federal as decisões da segurança no estado.

4. A intervenção acéfala

O comando interventor troca os pés pelas mãos e trata profissionais sérios como bandidos. Soldados inexperientes, armados até os dentes, fizeram cerco à concentração dos grevistas e só não aconteceu uma calamidade, graças à ação da assessoria jurídica do SINPOCI e a presença da mídia. O coronel da força interventora  imediatamente foi ao local e se desculpou e explicou que não dera nenhuma ordem para que se fizesse aquele cerco. De onde partiu então a ordem? Se não foi do comandante foi de quem? Esse comando está acéfalo?




5. O interventor
Quem está no comando da força interventora é o general de divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho. Um linha-dura cria do excelso general Newton Cruz. Cruz-credo, esconjuro. Está explicado o excesso registrado no tópico anterior. A que ponto nós chegamos. Sem mais comentários.

6. Postura da Polícia Civil
A Polícia Civil é a mais atuante das polícias no setor de inteligência investigativa (ressalte-se o recorde de apreensão de drogas alcançado no ano de 2010). Inteligência é a palavra-chave. E tem sido ordeira, a postura dos políciais civis e dos comandantes de greve. Vi, todavia, alguns manisfestantes movidos pela santa ira batendo boca e, num bom cearês, "chamando pros paus" o delegado geral da Polícia Civil do Ceará. No meio da confusão, uma voz feminina se alevanta e diz: "Gente, não precisa disso, não vamos perder a razão." Tem razão, não é assim que se conquista apoio a uma, repito, causa mais que legítima.


7. Uma reflexão
Lamentável que uma gestão histórica como a que faz o engenheiro Cid Gomes desmorone numa situação de impasse de negociação, pior do que isso, pela falta de diálogo sincero com o funcionalismo público em seguidas greves, a dos professores (uma lástima), a dos policiais militares e bombeiros (caótica) e a, por enquanto, tensa da Polícia Civil. Um governador de visão estratégica primorosa, um gestor eficaz que tanto bem vem fazendo ao Ceará, muitos dos quais o futuro agradecerá bem mais do que nós, um homem, portanto, de visão de futuro, não pode fraquejar naquilo que mais valoriza um político, ou seja, no trato com aqueles a quem deve satisfação, os eleitores. Estamos todos na expectativa de um, pelo menos um pronunciamento respeitoso à população e aos funcionários públicos de todo o estado. Que faça isso e retome o poder geral das decisões de sua gestão, antes que perca o respeito até de seus mais fiéis eleitores.

4 comentários:

  1. FALOU E DISSE, E DIANTE DE UM "ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO" REPRESENTANTES DO "BRILHANTE?" CID GOMES, INSISTEM EM APONTAR ILEGALIDADES , INCONSTITUCIONALIDADES APENAS NAS LUTAS DOS TRABALHADORES EM GREVE. SERÁ PELO FATO DE QUE OS TRES PODERES CONSTITUCIONAIS - JUDICIARIO- LEGISLATIVO E EXECUTIVO, NO CEARÁ E NA MAIOR PARTE DO PAIS SE CONFUDIRAM OU MELHOR, SE FUNDIRAM APENAS NO PODER EXECUTIVO, SENDO O LEGISLATIVO E, O MAIS GRAVE AINDA, O JUDICIÁRIO, APENAS BALCOES QUE LEGITIMAM SUAS AÇÕES? FICO A ME PERGUNTAR QUE DEMOCRACIA É ESTA, ONDE NÃO HÁ PLURALIDADE DE OPINIÕES, ONDE O EXECUTIVO LEGISLA E O JUDICIARIO LEGITIMA OS ATOS EXECUTIVOS, DEIXANDO ORFÃOS O POVO BRASILEIRO, QUE SE RESSENTE DE UMA OPOSIÇÃO E DE LIDERES POPULARES. PARECE-ME QUE NO CEARÁ, EXISTE UM ÚNICO E REAL PODER O DO TODO PODEROSO EL CID, QUE MESMO A DESPEITO DE SUA "BRILHANTE INTELIGENCIA E PREPARO" IGNORA O PODER QUE UMA MOBILIZAÇÃO POPULAR REPRESENTA. CHEGA É HORA DE SE REBELAR, E DE CLAMAR POR SOLUÇÕES IMEDIATAS, OU ENTÃO O POVO CEARENSE SERÁ TESTEMUNHA DE UMA DITADURAZINHA CRUEL,

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, um posicionamento tão marcante como o seu não pode ficar apócrifo.

    Não costumo publicar comentários anônimo. Fi-lo na esperança de sua assinatura.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  3. caro Kelsen.. o anonimo aqui é o CLAUTON MONTEIRO DA ROCHA

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse, Clauton. Espero você na liderança do sindicado. Você tem estofo para tanto. Tem perfil ponderado, conhecimento acima da média, senso crítico e posicionamentos firmes.Parabéns!

    ResponderExcluir