segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Câmara abre o debate sobre a criação do PCdoB - Polo Cultural do Benfica

No dia 19/08, houve uma audiência pública no antigo CEFET para debater a criação do Polo Cultural do Benfica, um projeto de quase dez anos que visa fortalecer a integração de seus vários equipamentos culturais. A discussão continua. Participe!
A Câmara Municipal de Fortaleza - por meio de requerimento do vereador João Alfredo (PSOL) - realizou, no dia 19/08, às 18h30min, audiência pública para debater a criação do Polo Cultural do Benfica - PCdoBenfica. A audiência, realizada no auditório Iran Raupp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizado na avenida 13 de Maio, foi uma solicitação do grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, do IFCE, que desde abril deste ano se articula com o gabinete do Mandato Ecos da Cidade para discutir a criação desse novo polo cultural da capital cearense.


Segundo João Alfredo, há muito se fala na efetivação de um “corredor cultural” no bairro Benfica, a fim de que aquela região seja reconhecida em definitivo pelo poder público e pela sociedade como um polo de desenvolvimento das mais diversas manifestações culturais.


O parlamentar destaca que o grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação tem retomado esse processo com o intuito de efetivar o reconhecimento por lei do bairro Benfica como Pólo Cultural, a exemplo do que aconteceu recentemente com o bairro Varjota, agora reconhecido pelo poder público como Polo Gastronômico. “O Benfica é um bairro histórico, localizado entre o Centro e os bairros que margeiam a cidade e conta com um número considerável de equipamentos que, em conjunto, poderá configurar-se num importante Centro Cultural Urbano”.


Um dos principais objetivos do PCdoBenfica será promover a integração de seus vários equipamentos culturais, sociais, desportivos e educacionais, criando um roteiro unificado de atividades nessas áreas, motivando artistas, pesquisadores, educadores, gestores públicos e a sociedade civil a contribuírem com a implementação de projetos voltados ao desenvolvimento das potencialidades da região, com ênfase nas atividades culturais.

Preservação do patrimônio cultural do Benfica
“A criação do Polo Cultural deverá ter como objetivo, ainda, a promoção e preservação do patrimônio cultural do Benfica, além de oferecer à cidade opções de lazer e cidadania que possam contribuir para a formação cultural, conscientização patrimonial, revelação de valores artísticos e construção de novos saberes. Então é importante reconhecer, por lei, o bairro como pólo cultural, tendo em vista a promoção de suas potencialidades e melhor aproveitamento de seus equipamentos”, acrescenta João Alfredo.

Centro Cultural Urbano
Para o professor do IFCE, artista plástico e coordenador do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, Herbert Rolim, a efetivação do PCdoBenfica tem a importância, sobretudo, de democratizar e socializar os equipamentos culturais do bairro e seu entorno, configurando-o num verdadeiro Centro Cultural Urbano, capaz de gerar um circuito (arte/cultura, esporte, lazer, meio ambiente e urbanismo) eficiente e produtivo. “Seu reconhecimento por lei contribuirá para o ordenamento e humanização do espaço urbano, permitindo um gerenciamento integrado, envolvendo vários parceiros da gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Há dez anos que este projeto espera pelo seu reconhecimento e operacionalização. Está na hora, ou passando da hora, de uma integração, do interesse social se sobrepor às indisposições políticas partidárias e ao isolamento das instituições envolvidas. A cidade agradece”, disse.




SOBRE O BENFICA:
Fazem parte desse complexo e de seu entorno o IFCE, o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e parte do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de outras instituições educacionais públicas e privadas: as Casas de Cultura Estrangeira (hispânica, britânica, italiana, russa, francesa, germânica), bibliotecas (Humanidades, Direito, Educação, Economia, Arquitetura), Imprensa Universitária, Instituto de Cultura da UFC, Concha Acústica, Museu de Arte da UFC (MAUC), Casa Amarela Eusélio Oliveira, Rádio Universitária FM, Teatro Universitário da UFC, Quadra do Céu, Bosque das Letras (espaço de convivência), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, Fundação Cearense de Esportes, Conservatório de Música Alberto Neponuceno, Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Instituto Municipal de Pesquisas, Instituto de Administração e Recursos Humanos (Imparh), Ginásio Esportivo Aécio de Borba, Estádio Presidente Vargas, Vila das Artes, Teatro Bar Chico Anísio, feira livre da Gentilândia, livrarias, sede de partidos políticos, residências universitárias, bares, praças, igrejas, shopping, estação de metrô (em construção) etc.


Fonte: Tembiú - Alimento da Alma

Links associados: PerCursos Urbanos

2 comentários:

  1. Vereador João Alfredo e demais, ótima iniciativa,eu como morador do bairro, estou nessa. Podiam abrir por aqui calçadões para pedestres e vias para ciclistas, para que pudéssemos circular assim pelo bairro. Um abraço para todas (as pessoas). Oswald Barroso

    ResponderExcluir
  2. Meu Irmão Kelsen, estas notícias me deixam cada vez mais saudoso da nossa Fortaleza. Um dia eu vooooolto... Ai que Saudade da Terra de Iracema! Salve o PCdoB! Bem dito... seja, o Benfica! Bem dito... seja, o PCdoB! Risos. Carlos Conce

    ResponderExcluir