segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chuteira Dourada, de Flávio Paiva: família e futebol na literatura infantojuvenil


O lançamento do livro Chuteira Dourada, de autoria de Flávio Paiva - sábado, dia 10 de maio, na Arena Castelão - contou com a presença de Albanisa Dummar, editora do Armazém da Cultura, selo editorial da publicação, e dos secretários de estado Patrícia Macêdo e Ferruccio Feitosa, que, além do autor, fizeram breves falas sobre leitura e esporte. O secretário Feitosa destacou a importância do embaixador da Copa de 2014, o ex-atleta e eterno craque Mirandinha, anunciou ainda os avanços do Centro Olímpico que está sendo construído vizinho ao Castelão.

Mais informações em Armazém da Cultura
Com ilustração de Julião Jr. e texto de Flávio Paiva, Chuteira Dourada traz uma narrativa plena de afeto entre pai e filho, mediada pela paixão de ambos por futebol. Uma relação de respeito, marcada pelo diálogo franco inerente aos que se amam.

No diálogo, o não do pai, em vez de impingir uma negação, possibilita buscar soluções plausíveis e inteligentes, sem abrir mão da necessária disciplina dos limites, ou seja, o não é o amor em prática.

O tom autobiográfico da narrativa traz o ponto de vista do pai que revela de forma implícita o quanto admira os muito bem ponderados argumentos de Artur, seu filho.

É muito bom ver o universo do futebol entrar no campo da literatura infanto-juvenil, pelo registro de sua presença no cotidiano familiar. (KB)

Confira as falas de Albanisa Dummar, Patrícia Macêdo e Ferruccio Feitosa

Sonhar, lutar e torcer pelo Brasil, pela vitória de termos um país que nos orgulhe, que seja justo e solidário - Albanisa Dummar, gestora do Armazém da Cultura - casa editora e espaço multicultural.


... A gente não só oferece futebol, mas também shows, a cultura e a possibilidade de estarmos todos juntos (...) trazendo [a literatura] para as crianças numa história tão bonita como é a Chuteira Dourada... - Patrícia Macêdo - Secretária Extraordinária da Copa de Fortaleza.


Já fiz muitos eventos aqui neste auditório, mas esse auditório hoje está belíssimo, pois é a grande maioria composta por crianças. - Ferruccio Feitosa - Secretário Especial da Copa do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário