sábado, 28 de julho de 2012

Feira de Frankfurt: Caminho da internacionalização da produção literária do Nordeste


Nicole Witt, especialista na
difusão das literaturas do Brasil,
África lusófona e América Latina
O GT NE para o fortalecimento da produção editorial da região traz a agente literária alemã, especializada na difusão das literaturas do Brasil, da África Lusófona e da América Latina, Nicole Witt,  para conversar em Recife, no dia 31 de julho,  com editoras, autores, gestores, tradutores, pesquisadores, entre outros, sobre os caminhos da internacionalização da produção literária do Nordeste, tendo em vista o crescente interesse sobre o Brasil. Em 2013 o Brasil será homenageado pela Feira de Frankfurt, e a proposta é, além de já começar os preparativos para esta participação, um pequeno grupo ainda este ano participar da Feira para melhor articular esta presença no ano que vem.

A vinda de Witt é  um desdobramento do I Seminário Seminário "O Nordeste na Feira de Frankfurt 2013", ocorrido em maio de 2012, promovido pelo Instituto Delta Zero para o Desenvolvimento da Economia Criativa, a Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura, a Associação Brasileira de Editoras Universitárias e a Representação Regional NE /MinC - que compõem o GT NE para o fortalecimento da produção editorial da região que tem a parceria da Secretaria de Cultura da Bahia. 

Em maio, estiveram no Recife representantes de 6 estados do Nordeste, debatendo sobre estes desafios da internacionalização, do fortalecimento e modernização das editoras da região face os desafios dos novos modelos de negócios, do e-book, da transmídia, das grandes compras governamentais e da distribuição e vendas para o mercado nacional, tendo se tirado uma pauta de reuniões, mobilizações e debates - presenciais e virtuais. No encontro, para se engajarem e participar desta construção coletiva, estiveram presentes a Fundação Biblioteca Nacional, Brazilian Publishers (Programa da Câmara Brasileira do Livro / APEX), BNB, BNDES, Sebrae, além do adido cultural do Consulado da Alemanha para o NE, Martin Mahn.

 Apoio
 A vinda de Nicole Witt no próximo dia 31 ao Recife tem como parceiros na viabilização desta atividade - além do Instituto Delta Zero para o Desenvolvimento da Economia Criativa, a Câmara Cearense do Livro, o Sindilivros – CE, o Forum do Livro, Leitura e Literatura do Ceará - FLLLEC, a Fliporto, o Centro Cultural Brasil-Alemanha, a Secretaria de Cultura da Bahia, a Secretaria de Cultura de Pernambuco, além do apoio da Livraria Cultura e de todo o GT NE.


Breve biografia de Nicole:
Nicole Witt estudou Filologia Românica e Germânica nas cidades de Münster (Alemanha) e Sevilha (Espanha). É responsável pela agência Mertin, que desde 1982 se dedica à divulgação das literaturas em língua portuguesa e espanhola pelo mundo inteiro. Focalizando sobretudo nas obras de ficção, representa autores do Brasil, de Portugal, Timor Leste, África, América Latina e Espanha. A entrega do Prêmio Nobel de Literatura ao escritor José Saramago em 1998 veio reafirmar a sua opção por estas literaturas. A agência é regularmente representada nas Feiras de Livro de Frankfurt, Londres, Paris, Lisboa, Turim e Gotenburgo, bem como em Buenos Aires, Guadalajara e outros festivais literários.
_________________
INSCRIÇÕES: http://eventick.com.br/idz-debate-com-nicole-witt
PALESTRA COM NICOLE WITT
TERÇA-FEIRA, 31 DE JULHO DE 2012 ÀS 10H
NO AUDITÓRIO DA LIVRARIA CULTURA − RUA MADRE DE DEUS s/n, RECIFE ANTIGO
INFORMAÇÕES: INSTITUTODELTAZERO@GMAIL.COM ou 81 9961 4978

Nenhum comentário:

Postar um comentário