segunda-feira, 27 de junho de 2011

Assembleia do FLLLEC


O FÓRUM DE LITERATURA, LIVRO E LEITURA DO ESTADO DO CEARÁ – FLLLEC existe para você que é escritor, editor, contador de histórias, revisor, gestor cultural, bibliotecário, ilustrador, cordelista, produtor cultural, professor, livreiro,  tradutor, agente de leitura, gráfico e mediador de leitura em geral.
Por isso queremos convidá-lo para a próxima Assembleia do Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará (FLLLEC), no dia 29 de junho, às 18h, no Salão de eventos da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, para discutir as políticas públicas para a literatura, o livro e a leitura no nosso Estado.
Contamos com sua importante presença nesse momento de mobilização, para dar seguimento às ações do FLLLEC e discutir a seguinte pauta:

1) Informes (Histórico da atuação do FLLLEC, Audiência pública de maio);
2) Discussão e aprovação do regimento do FLLLEC (vide arquivo em anexo);
3) Eleição do Comitê Gestor do FLLLEC;
4) Encaminhamentos das pautas a serem apresentadas durante uma futura audiência pública:
    • A institucionalização das políticas;
    • Regulamentação da Lei do Livro do Ceará;
    • Criação por lei do Plano Estadual Livro, Leitura e Literatura (construção com a participação da sociedade);
    • Criação por lei do Instituto Estadual de Livro, Leitura e Literatura do Ceará (órgão vinculado ao - Governo Estadual com dotação orçamentária);
    • Criação de um fundo setorial ao FEC ou FECOP;
    • Política intersetorial de leitura entre Educação e Cultura / SEDUC e SECULT;
    • Plano Estadual e Planos Municipais de Livro, Leitura e Literatura;
    • Avaliação das políticas, impactos de resultados, novos desafios e metas.

Breve histórico do FLLLEC

Criado em 13 de janeiro de 2009, o Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará congrega todos os que compõe a cadeia do livro e da leitura (escritores, editores, contadores de histórias, gestores culturais, ilustradores, produtores culturais, professores, cordelistas, livreiros, bibliotecários, tradutores, agentes de leitura, gráficos e mediadores de leitura em geral), para discutir e deliberar sobre as questões afins.
Dentre suas ações, destacamos o Seminário do Autor ao Leitor - os caminhos da Literatura, do Livro e da Leitura no Estado do Ceará, ocorrido em 2009, como uma ação conjunta do FLLLEC, da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa do Estado, no complexo de audiências públicas do parlamento estadual. Durante dois dias, 24 e 25 de setembro, elaboramos propostas para as cadeias criativa e produtiva do livro, mediadora da leitura e reguladora, as quais foram encaminhadas para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O documento indicava ainda a imprescindível necessidade da criação do Instituto do Livro, da Leitura e Literatura do Ceará, não sem antes discutirmos sua estrutura e funcionamento numa série de reuniões do fórum e audiências públicas para que prevaleça a soberana vontade da sociedade civil.
Comissão Provisória do FLLLEC
Mileide Flores - 9964.2221
Urik Paiva - 8749.8561
Almir Mota - 8807.5332

Serviço
Assembleia do Fórum de Literatura, Livro e  Leitura do Estado do Ceará (FLLLEC), Quando: 29 de junho, de 18h a 21h
Local: Salão de eventos da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel
Mais informações:
forumdeliteratura.ce@gmail.com
facebook - fórumdeliteratura
Assessoria de imprensa: Luiza Amorim - 8804.0503

Um comentário:

  1. Kelsen, obrigada pela divulgação. Precisamos realmente ampliar as discussões colocadas na pauta desta Assembleia. Mileide Flores

    ResponderExcluir