sábado, 19 de março de 2011

E a meninada do C.E.I 2, onde andará?

Em 2007, encerrava-se um dos mais importantes projetos de inclusão social do país. Aqui registro a última produção da última turma do C.E.I 02. Abaixo está um link para que você possa conferir a produção completa. Como eu queria saber da meninada que participou do projeto.


Em nome da Paz, eis a nossa luta!
A expectativa para a finalização e publicação dessa revista foi uma tônica em todos momentos do curso, sobretudo porque esta é a primeira revista do CEI 2. Significa que boa parte dos alunos tiveram a experiência do CEI 1. Tal fato fez todos do grupo investirem-se de uma responsabilidade muito peculiar: a de ser pioneiro e veterano ao mesmo tempo.
Pioneiro, por conta dos novos conteúdos e novos amigos e por inaugurar a segunda etapa do CEI; veterano, porque a proposta é a mesma: trabalhar a inclusão social através da comunicação, utilizar a comunicação e o meio digital em favor da comunidade e ser um agente social da cidania.

Com essas metas e pautadas nas editorias
 Identidade e diversidade cultural, Mídia, comportamento e saúde, Trabalho e cidadania as reportagens da Fortaleza em Revista 2007.1 - CEI 2 trazem reflexões e informações sobre a nossa cultura e identidade nas matérias sobre a rabeca e os pífanos, sobre a diversidade das manifestações culturais do Brasil, as opções de lazer e cultura fora do imposto pela indústria do turismo, a história da luta da mulher na conquista dos espaços sociais.

Podemos ler sobre o respeito aos mais velhos, como preservar a saúde na terceira idade e como, na adolescência, preservar sua saúde e integridade sem abrir mão do prazer e da responsabilidade.

Discute-se também as conquistas e os perigos do novo mundo: a Internet, como navegar com segurança pela Infovia. E a sempre necessária questão da dengue, uma doença que denuncia a imprevidência da maioria da sociedade e a inoperância dos gestores públicos, ambos perdem para um simples mosquito por falta de moblização e participação social.

Participação social e consciência crítica, essa é a temática da reportagem sobre a Quadra, uma favela localizada no seio do bairro mais rico da capital cearense, que se organizou, sedia a CUFA-CE (Central Única das Favelas no Ceará) e está invertendo as prioridades do capital em direção ao social.

Por falar em prioridade, a educação e a formação profissional são contempladas em várias matérias em que são apresentadas alternativas e experiências provindas do esforço comuitário e entendida como direito essencial, que é, ao cidadão: educação e saúde, por exemplo. Assim como o é combater a exploração ao trabalho doméstico e infantil, bem como garantir inclusão plena aos portadores de necessidades especiais.

Com esses temas abordados de forma transversal e, portanto, complementares a leitura integral desta Fortaleza em Revista convida mais do que a uma discussão, a uma comunhão em favor da utopia de uma sociedade mais justa e igualitária. É também uma voz que reverbera pela infovia, pelo infomar, na esperança de encontrar eco e se disseminar em outros portos e de lá receber argumentos e contra-argumentos. O sonho do CEI 2 é também dialogar aqui, ali e alhures, hoje, agora e sempre em favor da construção de pequenos espaços sociais que sirvam de exemplo e estímulo para a luta em favor da paz.  

E é em nome da paz, que publicamos esta revista. Em nome da hamornia, eis aqui uma parte da nossa luta, que já está associada à de muitos: aos profissionais da FIC, da Casa Terra do Sol (IGPADH), do Grupo Klick, da CUFA, de todos enfins que participaram direta e indiretamente da elaboração desta revista.

Boa leitura!

Kelsen Bravos e Lidiane Moura



Para ver a revista clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário