sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Clube de Leitura de Jaguaribe


De Jaguaribe, Efigênia Alves me manda boas novas das ações do Eixo Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC. A primeira delas é a criação de dois clubes de leitura no município. Um infanto-juvenil, chamado Palavras Mágicas e um adulto, intitulado Asas Literárias.

"Os encontros do Clube Palavras Mágicas acontecem quinzenalmente, as terças-feiras, a partir das 18 horas. Temos representação de todas as escolas da sede, numa média de sessenta crianças, de seis a 12 anos. Os vinte e cinco minutos iniciais são destinados à leitura livre, quando crianças ficam à vontade em mesas coloridas espalhadas com livros diversos sobre elas." - informa Efigênia.



"Em seguida, nós vamos para um ambiente mais reservado, onde fazemos leitura compartilhada, contação de histórias, leituras (cada aluno com um livro). Promovemos ainda leitura de histórias através de slides (escaneamos os livros e o projetamos num telão), dramatizações, dinâmicas, vídeos e brincadeiras, sempre com cuidado no direcionamento, com objetivos definidos. Tentamos trabalhar a literatura sem didatizá-la e sem deixar também de fazer a extrapolação, a transcendência, do texto, o que considero muito importante, sempre de maneira lúdica e criativa. Percebemos o prazer das crianças e a empolgação. Alguns pais vêm acompanhando os filhos e permanecem conosco, participando do momento." - afima Efigênia Alves.



Com relação ao Clube Asas Literarias, a professora Efigênia Alves, diz: é "aberto ao público adulto, nos encontramos também quinzenalmente, as segundas-feiras, a partir das 19 horas. Nos encontros, nós lemos contos e crônica, discutimos as múltiplas possibilidades de leituras de uma mesma obra, e combinamos fazer leituras de romances nos ambientes particulares para discutirmos no clube."

Segundo, ela os participantes pensam em "fazer declamação de poemas, assistir fimes com teor literários e discutir. No entanto, mesmo sendo aberto à comunidade e com convite especial aos professores, o nosso público ainda é muito pequeno. Mas acreditamos que com divulgação possamos aumentar em número, sem perder a qualidade, pois pensamos o clube como um momento de lazer fora dos momentos da rotina de trabalho, onde tudo possa ser regido pelo prazer." - conclui Efigênia.

Eis a razão pela qual trabalhamos, para que a leitura seja um momento de fruição e que acabe influenciando o participante do clube de tal modo que ele, pelo exemplo, contagie o maior número de pessoas. Parabéns Efigênia e parabéns a todas as pessoas de Jaguaribe.

Um comentário:

  1. Excelentes notícias! jaguaribe desenvolvendo ações com vistas na fruição literária! parabéns à efigênia e a todos os jaguaribanos que só passaram a ganhar com a implantação dos Clubes de Leitura em seu município!

    ResponderExcluir