segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Abecedário das Crônicas do Evoé!

Propus aos cronistas semanais deste Evoé! um prazeroso desafio: fazermos um Abecedário de Crônicas. A ideia consiste em escrever textos inspirados por palavra iniciada pela letra da semana, a começar pela letra A indo até a letra Z. Serão 26 semanas, três autores e 78 crônicas ao todo. O desafio começa no dia 12 de fevereiro e segue até a semana do dia 7 de agosto de 2018.


As publicações ocorrem na segunda, na quarta e sexta de cada semana. Na segunda-feira, publica-se a crônica de Túlio Monteiro; na quarta, a de Chico Araujo e, na sexta, a deste que ora vos fala: Kelsen Bravos. A única questão pétrea é ter como geratriz uma palavra iniciada com a letra da semana.

Já está publicada a prazerosa crônica de hoje (12/02) de Túlio Monteiro: "Anáguas, saias do meio e lençóis de núpcias", para ler clique no título da crônica.

Os cronistas em ordem alfabética:

Chico Araújo - pseudônimo de Francisco Sérgio Souza de Araújo, professor, poeta, cronista, contista, cantor e compositor.
Publicações: O menino e o outro menino (infantil, Editora e Gráfica LCR, 1997); O relógio de parede,(contos, Editora e Gráfica LCR, 2000);  Aziul - uma história de Luz e Sombras (infantil, EdCdC, 2008); Versos de setembro (poesia, Edição do Autor, 2008); entre outras coletâneas em prosa e poesia. É articulista do Evoé!



Kelsen Bravos - professor, editor, escritor, compositor, consultor na área do livro, leitura, literatura e cultura digital. Publicações: Batatão - a lenda da lagoa do Tapuio, O Grão e a Estrela Cadente, Toc teleco teco da vovó, Palavras ao vento, Família Pintassilgo, Serelepe e Bem-me-quer, Ventos da Esperança, Papai no trabalho, Papai no trânsito, Papai na comunidade e Cruck, crock, creck, crick, CRACK, todos voltados para crianças. Editor do blog Evoé!



Túlio Monteiro - Marcus Túlio Dias Monteiro - poeta, cronista e antologista cearense. Em 1995, trouxe à luz Agosto em Plenilúnio, uma coletânea de 50 poemas seus, tendo ganho, em setembro de 1999, o 2º Prêmio Ideal Clube de Literatura, com a crônica Dois Dedos de Prosa com Graciliano Ramos. Em 2002, pelas Edições Demócrito Rocha, publicou Sinhá D´Amora – Primeira-Dama das Artes Plásticas do Brasil, livro que narra a saga artística de Fideralina Amora Maciel, mais conhecida como Sinhá D´Amora, mulher de fibra que partiu de Lavras da Mangabeira, no interior do Ceará, para conquistar o mundo das Belas-Artes. Em 2004, organizou e publicou pela Coleção Terra da Luz, das Edições FUNCET, a Antologia de contos Cearenses, uma reunião de textos de 32 dos melhores contistas do Ceará nos últimos 150 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário