segunda-feira, 1 de maio de 2017

Kelsen Bravos: Evoé, Uiara Santana! No Circo Celestial o espetáculo é seu!

- Hoje tem espetáculo?!
- Tem sim, Senhor?!
- O que é que ele tem?
- Ele tem Belchior!
- Que mais atração ele emana?!
- Uiara Santana!!!

De uma só vez abril nos levou Uiara Santana e Belchior, o menestrel, trovador, poeta-existencialista-inventor, a quem uma outra crônica vou dedicar. Uiara Santana tive saber dela na militância da política cultural. Em Fortaleza, na primeira reunião do Conselho Municipal de Política Cultural, lá estava ela, como estava em todos os momentos das reuniões temáticas e assembleias de todas as fases da Conferência Municipal de Cultura. Representava o Circo; mas também trazia as bandeiras da causa da mulher, do movimento negro, do teatro, da saúde, da política afirmativa, enfim. 



Uma mulher de luta e de história, muita história. Nascida e criada em Circo, filha de artistas circenses, mãe, avó, tia, madrinha de artistas circenses. Professora, formou-se em técnica de enfermagem, para servir aos seus. Era também parteira, muitos tiveram a honra de ser guiados por ela à primeira luz natural, suas mãos eram assim luz do sol, traziam vidas à luz e o seu saber educava para o bom caráter. A todos ensinou que o Circo pode ir de coluna ereta a qualquer lugar. 



Além de talentosa artista, era de esquerda e organizou o movimento sindical, ajudou a criar a APAECE - Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará, participou da formatação e execução de vários projetos como o Circuito Circo e Saúde, uma ação transversal cujo propósito visa reunir cultura e saúde, por meio do diálogo com gestores, artistas, pesquisadores e profissionais da saúde e da cultura a fim de construir uma agenda estratégica que permita conhecer e ampliar ações de promoção de saúde para a população em geral a partir da linguagem do circo, e proporcionar a melhoria dos serviços ofertados pelo SUS aos artistas itinerantes.


Mas foi mesmo num projeto de formação de leitores que me cheguei mais a ela. Tratava-se do projeto de Formação de Leitores no Circo, realizado pela APAECE- Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará e organizado pela Ideais Produções, na pessoa de Andrea Vasconcelos. Foram promovidas rodas de memórias e conversas sobre literatura para artistas, profissionais e pesquisadores do circo. A ideia era fomentar o interesse pela leitura, a fim de qualificar cada vez mais o conteúdo dos espetáculos circenses em Fortaleza, além de gerar valioso registro para o acervo do Memorial do Circo Cearense.

Em 2011, Formação de Leitores no Circo.
Uiara Santana era só entusiasmo dentro deste projeto. Sua força motriz, eu diria. Leitora, falava com brilho no olhar do quanto a literatura preenchia seus dias. Certa feita, disse-me da imensa vontade de publicar seus escritos, literários e memoriais. Colaborou de forma importante para o Memorial do Circo Cearense. Lembro-me de vê-la iluminada lembrar dos tempos de atriz nos palcos circenses.
Estrela-mor dos Circos , Uiara Santana agora brilha liberta.
No 30 de abril, 2017,  estreou no Céu seu Espetáculo.
Ouvi seus depoimentos e eles me inspiraram a, em 2012, como curador da X Bienal Internacional do Livro Ceará, propor a participação do Circo, dando destaque a Literatura como expressão circense. Essa ideia se harmonizou com as intenções da Apaece/IdeaisProduções e efetivamos o Circo e Literatura na programação infantil não só na Bienal de 2012 como também nas edições de 2014 e de 2017.
Circo e Literatura - XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
Uiara Santana marcou presença fazendo as vezes de guia da exposição
de parte do Memorial do Circo - em 2014.

Há uma semana da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, 14 a 23 de abril de 2017, Uiara Santana se hospitalizou. Sugeri, como curador do evento, identificar a Sala do Circo e Literatura com o seu nome para estimular sua recuperação e fazer jus à musa inspiradora. Pois sim, findou a tida por todos como a melhor de todas as edições, a Bienal das Bienais, e nossa musa continuava no hospital de onde saiu no 30 de abril para estrear no Circo Celestial, mas antes seu corpo há de cumprir os ritos de despedida num dia muito especial, 1° de Maio. Data que tem tudo a ver com ela, cuja vida exemplificou tão bem o quanto é possível endurecer sem perder a ternura jamais. Evoé, Uiara Santana! 


Leia também

O circo como lugar de formação de leitores

2 comentários:

  1. Salve! Kelsen Bravos voltou a escrever. Celebremos. Túlio Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Enfim, Kelsen Bravos desencantou! Já faziam falta seus escritos sempre crivados de setas flamejantes no que diz respeito ao vernáculo perfeito e ao mote certeiro. Desta vez a homenageada foi Uiara Santana. Esperemos mais...esperemos mais! Túlio Monteiro.

    ResponderExcluir