domingo, 4 de outubro de 2015

Centro Cultural Dragão do Mar promove lançamento do Livro e DVD do Anuário Mapadoc/Ceará

O que é um artista? Como é ser artista em uma capital e nas múltiplas paragens que a cercam? De que se trata ser artista no Ceará? Produzir significados a partir dessas perguntas é o que se ensaia em textos, vídeos e fotos elaboradas ao longo de um contado de seis meses com cerca de 400 artistas de nove cidades a ensejo do projeto Mapadoc/Ceará - Mapeamento da Cultura Cearense em Audiovisual.
Como resultado desse processo, serão lançados em um coquetel no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, no dia 15 de outubro, às 19h30, o site [mapadoc.com.br] com mapas interativos e o kit do anuário do projeto, composto pelo livro ENSAIOS E ENSEJOS: Um Inventário de Percepções sobre Artistas nos Limiares de uma Capital e o DVD da série documental Mapadoc – Onde a Arte se Revela. O evento foi selecionado pelos Editais Culturais 2015/2016, do Instituto Dragão do Mar, e compõe a Temporada de Arte Cearense do Dragão.

A experiência deve ser compreendida como ensaios: um inventário de tentativas literárias, sociológicas, fotográficas e audiovisuais. Em ENSAIOS E ENSEJOS: Um Inventário de Percepções sobre Artistas nos Limiares de uma Capital, o leitor encontrará um capítulo de crônicas sobre artistas mapeados produzidas por outros desses artistas a convite do projeto, além de um capítulo para pensar a condição de alguns dos artistas da região metropolitana.  Assim, coloca-se em relação ficções e fragmentos das vidas de pessoas como Aldenor Miranda do Coco do Pecém, a cantora punk trans Verónica Valenttino e o indígena Benício Pitaguary em meio à grande diversidade de artistas da região metropolitana.

O livro organizado por Felipe Camilo conta com a colaboração escrita de Alan Mendonça, Clara Capelo, Kelsen Bravos, Karlo Kardozo, Rouxinol do Rinaré e outros autores.

Na série de documentários Mapadoc – Onde a Arte se Revela, foram entrevistados mais de 50 artistas em 12 episódios que abordaram: A brincadeira do Coco do Iguape e do Pecém; Artesanato; Música; Teatro; Grafite; Artes Plásticas; Danças Populares; Cultura Indígena - Pitaguarys e Tapebas; Literatura; Cordel e Embolada; e ainda um documentário pedagógico expondo a tecnologia social do Mapadoc/Ceará.

O kit é um inventário de ensaios e convites para construir relações com artistas e é também uma ode à arte que se encontra fora do grande circuito da mídia. Sua leitura/apropriação pode se dar em três intensidades: I - No sentir ensaios e observações mais sensíveis, subjetivas e fragmentadas das vidas de oito artistas narradas de maneira mais íntima ou mais impessoal pelos autores convidados; II - No pensar um ensaio sobre o artista e a arte no limiar de uma grande capital; III - No fazer por vir através das possibilidades de como se apropriar dos gestos, métodos e questões que lançamos mão neste trabalho para seguir pensando sobre/com artistas em outras realidades.

Programação
Apresentação musical de Marco Leonel Fukuda
Cerimonial
Exibição do vídeo "Horizontes Diversos - Bastidores do Mapadoc/Ceará"
Coquetel

__________
Fonte: http://teatroplural.blogspot.com.br/2015/10/dragao-do-mar-centro-de-arte-e-cultura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário