quarta-feira, 16 de abril de 2014

Assembleia do Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará na 9ª Festa do Livro e da Rosa

Desde 2003, todo dia 23 de abril, em Fortaleza se promove a Festa do Livro e da Rosa - inspirada iniciativa da escritora, pesquisadora, produtora cultural, Cleudene Aragão, realizada pelo Instituto Travessias, em comemoração ao Dia Mundial do Livro. Dentro da Programação da Festa do Livro e da Rosa, o Fórum da Literatura, Livro e Leitura do Estado do Ceará - FLLLEC realizará Assembleia que cumprirá a seguinte pauta:

  • Informes
  • Apresentação de resultados das ações do FLLLEC
    • Rede Nordeste - RRNE
    • Participação na Conferência Nacional de Cultura - PNC
    • Representações no Colegiado Setorial da Literatura, Livro e Leitura - CSLLL
    • Representação no Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC
  • Editais da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas - DLLLB
  • Revisão do Plano Nacional do Livro e da Leitura - PNLL
  • Plano Estadual da Cultura Infância - Ceará
  • Plano Estadual do Livro e da Leitura - PELL
  • Planos Municipais do Livro e da Leitura - PMLL
A Assembleia do FLLLEC ocorrerá de 17h às 19h no auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará.


Sobre a Festa do Livro e da Rosa




Na Catalunha, o dia 23 de abril, além de ser o dia do padroeiro, Sant Jordi (São Jorge em catalão), é também o dia das rosas e dos livros. Esta tradição catalã de oferecer rosas e livros às pessoas que se estimam transformou-se numa festa que, há quase 90 anos, atrai muita gente pelos valores que traz consigo. Todas as livrarias da cidade colocam stands nas principais ruas de Barcelona e dão descontos, enquanto os vendedores de rosas se espalham pelas praças e esquinas. Não é feriado, mas as pessoas saem mais cedo do trabalho para comprar o presente do(a) companheiro(a) e dos amigos e familiares e a cidade ganha um clima festivo.

Desde 1995, ano em que a Unesco, baseando-se nesta festa catalã, declarou o dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, diversos países já adotaram esta velha tradição catalã como uma festa mais do seu calendário.

Em Fortaleza, a Festa do Livro e da Rosa chega a sua 9ª edição, celebrando 11 anos de fomento à leitura e amor aos livros, pois foi realizada pela primeira vez em 2003, também no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará.

9ª Festa do Livro e da Rosa 2014 – 23 de abril
Auditório do Centro de Humanidades da UECE
Realização: Instituto Travessias
GP LEER (Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) leitura do mundo)
FLLLEC (Forum da Literatura, Livro e Leitura do Estado co Ceará)

Um comentário:

  1. Olá Kelson,
    O meu conto "Os encantos de Dona Orlanda" foi um dos agraciados para compor a coletânea de contos do PRÊMIO DE LITERATURA UNIFOR, edição de 2013.

    "Na noite desta sexta-feira, 11 de abril, foram conhecidos os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor 2013, que nesta edição contemplou o gênero conto e bateu recorde de inscrições. Ao todo foram 409 trabalhos, entre concorrentes do Ceará, Alagoas, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, e de outros países, como Portugal e Japão".

    Link da matéria no site da Unifor:

    http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5515%3Aconheca-os-vencedores-do-premio-de-literatura-unifor-2013&catid=211%3Anoticias-capa&Itemid=48

    O conto pode ser lido aqui:
    http://calamus-scribae.blogspot.com.br/2013/09/os-encantos-de-dona-orlanda.html

    ResponderExcluir