quinta-feira, 18 de julho de 2013

Clube de Leitura - Matilde viu o Maracatu

Coleção PAIC - Prosa e Poesia - Seduc-CE
Raras vezes fiquei tão feliz ao editar um livro. Não que os demais não mereçam festa!!! Merecem sim e muitas! Mas a delicadeza da obra (texto e imagem) e o tema de "Matilde viu o Maracatu" promovem um aconchego de infância muito especial e de uma forma universal colocam no centro afetivo da infância toda a beleza(!) do Maracatu cearense.

Estreante na literatura infantil, o seu autor, Lourival Veras, poeta e prosador dos melhores, é uma pessoa que respira arte e cultura de um modo geral, um incansável articulador para a implementação de uma política de acesso, promoção e incentivo à Leitura (em sentido amplo) como desenvolvimento social, cultural e humano. As ilustrações são de autoria de uma não menos comprometida com a importância da arte como forma de desenvolvimento cultural e humano, Li Mendes, designer, atriz e clown.
Ganham as crianças e educadores do Ceará com a Publicação dessa obra pela Secretaria da Educação do Estado dentro da Coleção Paic - Prosa & Poesia, do Programa Alfabetização na Idade Certa e ganham todos os leitores da literatura infantojuvenil brasileira.

Lidiane Araújo Mendes
Li Mendes - Estilista/ Designer
Atriz, clown, figurinista e designer, trabalha com teatro, figurinos, consultoria de moda. Tem vasta experiência com figurinos para Teatro e Circo, espetáculos adulto e infantil. Já ilustrou duas publicações para a Coleção Paic - Prosa & Poesia, além do livro de poesias Mariposas são feitas de cobre, de Francélio Figueredo. Saiba mais sobre seu trabalho em Leveza.


Lourival Mourão Veras

Lourival Veras - Nascido em Crateús, 53 anos, descende do glorioso povo Potiguara, de quem diz ter herdado o gosto de ouvir e contar histórias. Dedica-se, há vários anos,  ao trabalho com crianças
e adolescentes, desenvolvendo projetos nas áreas do Teatro, do Livro e da Leitura, da Música, das Artes Plásticas, dentre outras. Matilde viu o Maracatu é o seu primeiro livro infantil. Mas tem participação em várias antologias de poesia e de prosa. No teatro, tem vários textos entre os quais Açucena não é flor que se cheire, texto  aprovado no I Edital Prêmio Literário para Autores Cearenses, na categoria dramaturgia. Confira mais textos de Louviral Veras em Notas Aleatórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário