terça-feira, 2 de outubro de 2012

Novela: Eleições na Mitomanolândia... 4

Epsódio: Do anjo corneteiro, arauto da (in)segurança, ao senhor do caos...

... e continua a novela nas eleições da Mitomanolândia...

... enquanto o candidato, arremedo de Visconde de Sabugosa, submisso ao Marquês de Rabicó, se afasta do botequim do Zé, chegam ali, abraçados, mais dois candidatos, para os quais ele perde em demagogia...  um serve de cicerone ao outro, pois o outro, há tanto tempo dela distante, não conhece mais a cidade...

A conversa em tom amigável busca o conchavo entre ambos. O cicerone fala manso com a mão sincera no ombro do amigo:

- Mas, homem ... Mas, homem não, senhor! Mór, rômi... Vou falar com você em cearês mesmo. O que num entender, pergunta que eu explico... então...

Mór, rômi, num é assim que se esfola um bode não, macho! Esse negócio de segurança, de votar com coração, votar em quem tá do lado do povo... vindo de você, macho, num cola, nãaaaao. O povo repara nas "coisa", hômi. 

Óia, macho, tem de falar que vai olhar bem nas bila dos zói deles e dizer que vai ajudar, e dizer assim: DEIXA QUE EU RESOLVO! Esse povo quer é ajuda e num precisa ser muita não, qualquer coisa serve. O importante é abraçar e dizer que vai fazer... e a gente num pode esquecer disso nunca, viu? Depois faz qualquer coisinha... um empreguim aqui outro ali. De veeeez em quando, a gente faz um favorzão exemplar e mostra para todo mundo, desse modo você atende apenas a um eleitor muito bem e acende o desejo nos muitos que estão esperando, viu? Entendeu, macho?! assim mantém todos eles aqui chegadim a nós. Aprende, macho!

- Entendi. Mas não sei é como vou fazer pra agradar o povo sem desagradar o homem que me mandou vir lá do além-mar  para me candidatar e tirar voto de quem quer fazer a verdadeira mudança na Mitomanolândia...

- Mór, rômi, é só fazer como eu disse, promete muito, faz pouco, depois ajuda de verdade exemplarmente só um, com isso levanta a expectativa dos outros e pronto fica no abraço, na promessa e no oba-oba...

- Pois é... Esse negócio de prometer e fazer acreditar quem faz muito bem é o candidato Visconde de Sabugosa que é opositor do nosso patrão... 

- Mór, rômi, que opositor que nada, você nem imagina o bem que ele nos está fazendo...

- ... e de mais a mais a única coisa que eu tenho para prometer para esse povo e não cumprir é segurança. Delegado que sou, já fiz isso, já fui eleito por isso e nunca fiz nada do que prometi por essa Mitomanolândia... [disse o candidato numa crise perigosa de verdade.]

O que fiz muito foi cena, e estava dando certo até que prenderam um tal de cabo que sabia demais e me ameaçou muito. Ele estava preso e nem me preocupei, que bandido preso e algemado comigo não tem vez! Acontece que o cabo fugiu e parece que foi pra França, eu logo tratei de ir pro Canadá e desde então não tenho paz. Até dormindo fico me lembrando do cabo e da França, do cabo e da França e é a noite inteira: cabo, França, cabo, França... Barbaridade! Que agora me deu arrepio, tchê!... Um caos toma conta de mim. E não da cidade como quer o nosso patrão. Ele quer que a cidade vire um caos, para ele aparecer e resolver.

Mas a minha dúvida é saber quem mais está com ele, por exemplo, tem esse com cara e discurso do Visconde de Sabugosa, que se eleito, não fará outra coisa senão transformar essa cidade num caos. Tem aquele outro com cara de Gato de Botas...

- Pois então... é assim mesmo. Mór, ròmi, num se preocupe não, macho, pois quero que não se preocupe com isso. Deixe que eu resolvo. Caos é comigo mesmo. E já entrei na política tangendo o curral eleitoral que herdei. Fique tranquilo e vá se esconder, vá. Mas antes me dê cá um abraço e seu voto!

Mór, rômi, num esqueça de pedir pro seus eleitores que votem me mim, viu?

Agora vá, vá, siga em paz, avia, rapaz, que tenho de falar ainda com esses dois que nem nas pesquisas entram...

...

Abalado o delegado fugitivo, se vai pensando num certo Livro, entregue a Joseph Smith por anjo chamado Morôni... e sente-se o próprio ser de luz e lamenta: "Deveria ter me associado ao candidato que está precisado de luz..." Mas decide-de pelo candidato Visconde de Sabugosa e ao encontrá-lo o vê conversando com um ... o que seria mesmo aquilo... um... rabicó? Será?!...

Aguarde as cenas dos próximos capítulos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário