quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sou jovem e participo da política, sim!

Reproduzo aqui artigo de Ivo Braga, forte liderança nacional, prova inconteste do responsável engajamento político da juventude brasileira. Nascido e radicado no Ceará, Ivo Braga, opina sobre matéria veiculada no Diário do Nordeste que afirma ser pequena a participação de jovens na política.



Ivo Braga, estudante de jornalismo da UFC,
vice-presidente regional da UNE, diretor
de Comunicação do DCE-UFC.

Matéria veiculada no Jornal Diário do Nordeste de ontem, 26 de setembro, afirma ser pequena a participação dos jovens na política. Com o titulo “Pequena participação dos eleitores jovens” a notícia quer nos levar a crer que há uma desmobilização geral e que o envolvimento da juventude com as campanhas eleitorais tem fins e interesses meramente financeiros.

Ora, se não é a três dias de se completarem 20 anos do impeachment de Fernando Collor, fato marcante da história política brasileira e que foi protagonizado pelos estudantes “Caras-Pintadas” organizados pela UNE e pela UBES, que o Jornal Diário do Nordeste nos traz uma notícia como essas.

Parece que os editores do impresso estão alheios ao que ocorre na cidade e no Brasil. Segundo o TSE, na região Nordeste, 58% dos jovens de dezesseis e dezessete anos fizeram o alistamento eleitoral e vão votar nas próximas eleições. É a região do país que terá a maior participação, não obrigatória, de jovens nesta eleição. No Sudeste, por exemplo, apenas 31% dos jovens de dezesseis e dezessete anos irão votar.  

Acredito que o jovem tem interesse em participar da política, se preocupa com o futuro do seu país. E que hoje cumpre um papel histórico importante, pois ao invés de se mobilizar apenas “contra”, seja contra o aumento da passagem ou contra o fechamento de escolas e universidades públicas, se mobiliza e luta “a favor”, quando vai pra rua exigir que o país invista 10% do PIB em Educação, quando no #OcupeBrasília aprova o Estatuto da Juventude e a proposta de 50% do Pré-Sal para Educação. (Leia mais no Blog do Ivo Braga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário