sábado, 28 de julho de 2012

Saiu na mídia: Brasil leva prêmio no maior torneio mundial de linguística computacional

(CoNLL) 2012 Shared Task - a maior competição internacional em Linguística Computacional – trouxe o prêmio de primeiro lugar para o Brasil. A equipe vencedora é formada por Cícero Nogueira dos Santos, da IBM Research e ex-aluno da PUC-Rio, pelo doutorando Eraldo Rezende Fernandes e orientada pelo professor Ruy Luiz Milidiú, ambos do Departamento de Informática da PUC-Rio.
Este ano a disputa exigia um projeto multilíngue que abrangesse três idiomas pré-estabelecidos: o árabe, o chinês e o inglês. Apesar de os idiomas não serem os oficiais dos brasileiros, a equipe ficou em primeiro lugar no inglês e no árabe, e em quinto no chinês, deixando para trás concorrentes nativos dessas línguas.
No programa de computador apresentado pela equipe foram utilizados resultados da pesquisa de doutorado de Cícero, complementados por dados obtidos durante a produção da tese de Eraldo. A partir do “Aprendizado de Máquina”, técnicas de reconhecimento estatístico de padrões, o grupo criou um método de captura de padrões de correferências em textos que, além de permitir a aplicação a qualquer idioma, possibilita a criação de resumos automáticos, sistemas para responder automaticamente perguntas e a correferência entre documentos, gerando links automáticos. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário