terça-feira, 17 de julho de 2012

Cultura em Debate 4: O MAR - Movimento de Arte e Resistência e a SECULT-CE


Vários setores sociais têm se pronunciado em favor do MAR - Movimento de Arte e Resistência. Uma frente organizada pelo Fórum das Linguagens, no dia 25 de junho de 2012, para dar vazão às reivindicações dos artistas cearenses que, segundo seu manifesto: "anseiam por mais seriedade, respeito e efetividade no tratamento da Pasta da SECULT-CE." Desde então o MAR vem realizando ações, abaixo-assinado e manifestações públicas em favor do acesso à Cultura, direito não só da classe artística, mas de todos os cidadãos.

Parlamentares, gestores da Cultura têm mostrado interesse ou se pronunciado de forma muito eloquente em favor do movimento.
 Todo apoio ao MAR deve ser muito bem-vindo; mas as pessoas, sejam parlamentares ou não, precisam saber o que estão apoiando, por isso é tão necessária a redação de um documento bem esclarecedor que mostre a identidade do MAR, apresente suas pautas reivindicatórias.

Em face do que li e ora avalio como importante anuncio aqui minha colaboração de pauta reivindicatória do Movimento de Arte e Resistência:


1. Considerar a Cultura como um direito essencial, fundamental, à vida.,
 2. incluir a Cultura na prioridade da política de desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará, articulando-a (a Cultura) com as políticas de:
   2.1 infraestrutura,
   2.2. ação social,
   2.3. saúde,
   2.4. educação
   2.5 esportes.

3. Definir um plano e uma agenda estratégica para a Cultura com:
   3.1. programas,
   3.2. metas,
   3.3. investimentos,
   3.4. diagnósticos e
   3.5. avaliação de resultados bem definidos.

4. Articular agenda estratégica para a política cultural do Ceará com:
  4.1 o Plano Nacional de Cultura.
  4.2 Com os programas federativos do MinC (tais como Pontos de Cultura, Agentes de Leitura...)

5. Articular a agenda estratégica para a política do Ceará com as agendas das secretarias municipais da Cultura de todos os 184 municípios do estado, adensando assim o Sistema Estadual de Cultura.

6. Dotar a Secretaria de Cultura de equipe técnica especializada para cada linguagem.

7. Reestruturar, ampliar e fortalecer o Conselho Estadual de Cultura, dando-lhe caráter normativo, proponente, consultivo, deliberativo e fiscalizatório.



8. Fazer uma gestão participativa com a colaboração direta da sociedade civil.

É isso, por enquanto. Gostaria, entretanto, de fazer uma importante ressalva: O respeito é a premissa básica para o diálogo. Devemos devotá-lo a todos que fazem o MAR e a todos os seus dialogadores externos.

Respeito profundamente o professor Pinheiro, atual secretário de Cultura, e o governador Cid Gomes, da mesma forma respeito o deputado estadual Lula Morais, que já promoveu, em consórcio com o deputado Ferreira Aragão, várias audiências públicas em prol da Cultura na Assembleia Legislativa do Ceará; o vereador Guilherme Sampaio, assim como a vereadora Eliana Gomes, que têm feito o mesmo na esfera municipal da capital.

Profundo respeito à luta em prol da Cultura do Senador Inácio Arruda, coordenador da Frente Parlamentar Mista em prol da Cultura no Congresso Nacional, que junto ao deputado federal Chico Lopes e ao o deputado federal Arthur Bruno têm histórico sempre adido às causas da cultura, há muito tempo, ressalte-se; portanto, acho muito legítima e oportuna a articulação com todos eles, e com Fabiano dos Santos (diretor de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Cerlalc-Unesco - Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe, com sede em Bogotá, Colômbia) que mesmo de longe tanto contribui com nossa pauta.

E respeito e admiração pelos que, mesmo que neguem, encabeçam o MAR. Contem comigo e saibam que Lamento mesmo estar enfrentando delicado momento de saúde que me tem afastado de reuniões presenciais do movimento; mas não me furto de opinar e nem me inibirei por quaisquer insinuações de falta de legitimidade deste espaço e demais fóruns virtuais gerados pelo MAR.

E vamos em frente com este espírito:

II. HORIZONTE

Ó mar anterior a nós, teus medos
Tinham coral e praias e arvoredos.
Desvendadas a noite e a cerração,
As tormentas passadas e o mistério,
Abria em flor o Longe, e o Sul sidério
'Splendia sobre as naus da iniciação.

Linha severa da longínqua costa —
Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta
Em árvores onde o Longe nada tinha;
Mais perto, abre-se a terra em sons e cores:
E, no desembarcar, há aves, flores,
Onde era só, de longe a abstrata linha

O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp'rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte —
Os beijos merecidos da Verdade.

(Fernando Pessoa - Mensagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário