sábado, 28 de janeiro de 2012

Moção de repúdio à política nazi-fascista do PSDB

Em seu discurso de agradecimento ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura (24/01/2011), os diretores do filme "Trabalhar Cansa", Juliana Rojas e Marco Dutra, leram um manifesto de cerca de três minutos. No texto, eles criticaram os episódios de violência contra a população na Universidade de São Paulo (USP), a operação sufoco realizada na região da "Cracolândia" e a ação de desocupação urbana Pinheirinho, em São José dos Campos, interior paulista. Confira o discurso no vídeo abaixo:






A Opus Dei de Alckmin, o anticomunismo e o desprezo ao "populacho" está apenas se radicalizando, pois desde 2006 esta prática é anunciada e o senso crítico da maioria dos eleitores paulistas não lê, o que comprova seu analfabetismo político ou, pior, seu espírito nazi-fascista.


Leia abaixo artigo datado de janeiro de 2006 escrito pelo jornalista Marco Aurélio Weissheimer da Agência Carta Maior:



Entre a Daslu e o Opus Dei

Uma pequena nota intitulada “Cruz-credo”, publicada no “Painel” da Folha de São Paulo (17/01/2006), coloca gasolina na fogueira que começa a arder no ninho tucano. “Tucanos viram com apreensão a ligação de Alckmin à prelazia católica ultra-conservadora Opus Dei, feita por revista semanal. Acham que, com sinal trocado, pode causas estragos como a fuga de FHC à questão sobre seu ateísmo em debate de 85”, diz a nota. A revista em questão é a Época que em sua edição desta semana traz uma matéria de capa sobre “os segredos da organização mais poderosa e influente dentro da Igreja Católica”, o Opus Dei. A matéria de doze páginas conta, entre outras coisas, que o governador paulista é um dos políticos brasileiros com ligações mais estreitas com a organização. Os tucanos ligados a Alckmin desconfiam da autoria da nota, vendo nela as digitais do prefeito de São Paulo, José Serra. Mas, para além da guerra surda que ameaça se alastrar no PSDB, a nota da Folha e a reportagem de Época ajudam a mostrar algumas facetas obscuras do jeito tucano de ser e de agir.
E essas facetas são reveladoras do modo de pensar e agir dos dois principais postulantes tucanos à candidatura presidencial. O governador Geraldo Alckmin, maldosamente apelidado por seus adversários de “picolé de chuchu”, oscila entre o elogio do mundo do consumo, dos negócios e das celebridades e pretensões místicas que encontram no Opus Dei um terreno fértil. Vejamos, em primeiro lugar, o terreno mundano. Em junho de 2005, Alckmin desfez o laço da fita de inauguração da Daslu, apontada então como o maior “templo do consumo” do país. Em uma crônica memorável, Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, descreveu assim o entusiasmo do governador paulista com a nova loja: “E soam os violinos da Daslu Orchestra, formada por 50 músicos. São 12 horas de sábado. Alckmin, que chegou ao prédio de helicóptero, desfaz a fita. A Daslu é o traço de união entre o bom gosto e muitas oportunidades de trabalho, diz. Só para a família de Alckmin são duas: trabalham lá a filha e a cunhada dele, Vera”. Apenas alguns meses depois da inauguração, o bom gosto e as oportunidades de trabalho acabaram atingidos por denúncias de contrabando e sonegação.

Anticomunismo e condenação da modernidade
No terreno espiritual, a reportagem de Época, trouxe detalhes sobre o envolvimento de Alckmin com o Opus Dei, criado em
1928 pelo espanhol Josemaría Escrivá de Balaguer, canonizado pelo papa João Paulo II em 2002. A canonização deu-se em tempo recorde para os padrões da igreja, apenas 27 anos depois de sua morte. Foi um reconhecimento pelos serviços prestados pela ordem ao papado de João Paulo II, particularmente em sua cruzada contra o regime comunista na Polônia e, de um modo mais amplo, contra religiosos e teólogos progressistas ligados à Teologia da Libertação. Segundo o teólogo Juan José Tamayo-Acosta, autor de "Fundamentalismos y Diálogo Entre Religiones", durante seus quase 27 anos de pontificado, João Paulo II pôs em prática a concepção de Igreja própria do Opus Dei: cruzada anticomunista lançada no pontificado de Paulo 6°; condenação da modernidade, na linha de Pio 9° e Pio 10°, por considerá-la inimiga do cristianismo: restauração da cristandade por meio de uma “nova evangelização”.
Segundo a matéria assinada pelos jornalistas Eliane Brum e Ricardo Mendonça, nos últimos anos Alckmin vem recebendo formação cristã do Opus Dei em encontros noturnos no Palácio dos Bandeirantes. “Elegeu Caminho, o guia escrito pelo fundador Josemaría Escrivá, como seu livro de cabeceira. ‘Acostuma-te a dizer que não’ é um dos ensinamentos que mais aprecia, conforme contou em entrevista à imprensa”, relatam os jornalistas. Um dos professores do governador seria o jornalista Carlos Alberto Di Franco, importante numerário da ordem. Os numerários são membros celibatários que vivem em centros do Opus Dei e cumprem um rígido programa diário de rezas e rituais. Além de dar “formação cristã” a Alckmin, Di Franco é representante no Brasil da Escola de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha) e diretor do Master em Jornalismo, um programa de “capacitação de editores” que já formou mais de 200 cargos de chefia dos principais jornais do país. Ele é um dos executores da política do Opus Dei para a mídia no Brasil e na América Latina.

As palestras do MorumbiOs encontros com Alckmin no Palácio Bandeirantes receberam o nome de “Palestra do Morumbi” e reúnem um pequeno grupo de empresários e profissionais do Direito. Ainda segundo a matéria de Época, entre outros participam dessas conversas João Guilherme Ometo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Funari Neto, ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, e Márcio Ribeiro, ligado à indústria têxtil. Segundo Di Franco, nessas reuniões são tratados “temas relacionados a práticas ou virtudes cristãs”. A revista Época já solicitou repetidas vezes uma entrevista com Alckmin para falar do assunto, mas até agora não obteve resposta. O silêncio e a ausência de transparência são marcas características do trabalho religioso e político do Opus Dei. Enquanto prelazia, uma figura jurídica do Direito Canônico, a organização é totalmente independente de bispos e dioceses, só obedecendo ao seu prelado, cargo que hoje é ocupado por dom Javier Echevarría. Este, por sua vez, só presta contas ao papa.
Não deixa de ser surpreendente que uma das principais lideranças nacionais do PSDB e aspirante à presidência da República tome o Opus Dei como uma referência para sua formação religiosa. Ao menos no papel, o PSDB nasceu como um partido de centro-esquerda que pretendia desenvolver um projeto social-democrata para o país. Mas essa surpresa é apenas parcial. A hegemonia do neoliberalismo nas últimas décadas teve a capacidade de transmutar programas e agendas e hoje a lógica da mercadoria, que tem na Daslu um de seus símbolos mais bizarros, é o verdadeiro programa do partido (aliás, da imensa maioria dos partidos brasileiros, chegando a contaminar inclusive o principal partido de esquerda do país, o PT). Para além das práticas bizarras de mortificação pessoal (como o uso de instrumentos para chicotear as nádegas nuas uma vez por semana), o silêncio, a falta de transparência, a preocupação em influenciar a mídia e o estabelecimento de estreitas relações com lideranças políticas e empresariais mantém uma sintonia fina com a lógica que rege o mundo hoje.

Não tem chicotinho da Louis Vuitton?Outro traço comum entre o Opus Dei e essa lógica é o desprezo pela imensa maioria dos mortais. Conforme relata a matéria de Época, para os membros da ordem “parte significativa dos católicos não passa de católicos de censo, que servem para expandir as estatísticas, mas seguem apenas as crenças pessoais”. No livro de cabeceira de Alckmin, o fundador do Opus Dei manifesta total desprezo a essas pessoas: “Que conversas! Que baixeza e que...nojo! – e tens de conviver com eles, no escritório, na universidade, no consultório...no mundo”. Cena interessante para uma peça de realismo fantástico: Alckmin convida seus amigos do Opus Dei para uma visita a Daslu. Param diante de uma loja e um dos convidados pergunta: - “não tem chicotinho da Louis Vuitton?”. A frase do espanhol fundador da ordem já foi repetida diversas vezes e com diferentes inclinações no universo Daslu, tendo como alvo do desprezo o “populacho”, todos aqueles que não estão a altura de pisar aquele “solo sagrado”.
Não consta – e seria ainda mais surpreendente – que lideranças tucanas como José Serra e Fernando Henrique Cardoso mantenham vínculos com o Opus Dei. Mas o silêncio, a falta de transparência, a influência na mídia e o desprezo por aqueles que não são “iniciados” e “bem nascidos” em seu mundo aparecem em propostas como a instalação de rampas anti-mendigos em São Paulo ou em declarações de amizade a Henry Kissinger. A se confirmar as digitais de Serra na exploração das matérias que explicitam as relações de Alckmin com o Opus Dei, saberemos, na verdade, que o prefeito de São Paulo dificilmente poderia participar da organização ultra-conservadora. Em um texto intitulado “O otimismo cristão”, Josemaría Escrivá diz que a tarefa do cristão é “afogar o mal em abundância de bem”. Os desafetos de Serra garantem que ele adota essa máxima, só que em sentido contrário, produzindo abundância de mal para atingir seus objetivos.
Para finalizar, uma reflexão do historiador e crítico social Russell Jacoby para tentar entender essa mistura exótica de social-democracia, Daslu e Opus Dei. Em seu livro “O fim da utopia” (Record), Jacoby escreveu: “A vitalidade do liberalismo encontra-se em seu flanco esquerdo, que funciona como seu crítico e cobrador. Sempre que a esquerda renuncia a um sonho, o liberalismo perde chão, torna-se flácido, instável”. E aponta uma ironia fundamental: “a derrota do radicalismo priva o liberalismo de sua vitalidade”. O que dizer da aproximação de uma das principais lideranças políticas do PSDB com uma organização que acredita que chicotear as nádegas nuas uma vez por semana é uma condição para ingressar no reino de Deus? O que dizer da enfurecida reação tucana às investigações da Polícia Federal sobre as práticas da Daslu, para não falar dos discursos deslumbrados durante a inauguração do templo de consumo de luxo ao lado de uma favela? Se é verdade que o PT enredou-se em caminhos que colocaram em risco a sobrevivência da esquerda no Brasil, os caminhos adotados pelo PSDB flertam perigosamente com um fundamentalismo de direita exótico que vai da Daslu a Opus Dei, misturando vestidos da Gucci de 11 mil reais (o mais simples), instrumentos para chicotear as nádegas e rampas antimendigo.
Fonte: Marco Aurélio Weissheimer, Agência Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário