sábado, 3 de setembro de 2011

Pichação na Assembleia Legislativa e o basta à corrupção!

Foto: Deivyson Teixeira (OPOVO 02/09/2011)


Nuvem de fumaça
Cerca de 15 mil pessoas reivindicaram com êxito de forma cidadã, republicana, em manifestação pacífica, as mais justas causas da categoria do magistério estadual. Em meio a tantos, surge uma inconsequente e irresponsável ideia de pichar uma parede da Casa do Povo. Pronto. A canalha repressiva agora quer descreditar toda a legitimidade da causa dos professores. Uma nuvem de fumaça para desfocar a opinião pública do cerne da questão: a legitimidade da causa dos professores. Mas o povo não é besta e está atento.

Voz trevosa quer ressuscitar o passado
Há até voz mais que cretina de um deputado eleito (sabe-se lá a custa de quê?) defendendo a repressão ao acesso do povo à Casa do Povo. Uma criatura dessa deve ser alijada da vida política, pois é danosa demais à saúde da sociedade e à vida das pessoas. É como se fosse: um genocida, um assassino, pior do que isso!, um mandante de crime de pistolagem, um covarde em sua extrema expressão.

Separar o joio do trigo
Outra voz que se alevanta, e que deve ser muito bem ponderada por todos nós, é a de no dia 15, em audiência pública devemos todos clamar contra a corrupção que vem assolando esta república desde que se instituiu. Sim, devemos sim dar um basta na corrupção; mas devemos ter um cuidado de separar o joio do trigo. Por exemplo, devemos renegar qualquer comparação do governo Dilma com o governo Collor, além do fato de que ambos não se dobraram às chantagens da elite vampira da política brasileira.

Mimetismo
O que estou alertando é que o Fora Collor! significou apenas a manutenção no poder da mais espúria representação da política que ainda hoje se mimetiza de republicana para continuar sugando o sangue do trabalhador brasileiro. Estamos de olho.

2 comentários:

  1. Cuidado Kelsen, quando falar de forma "republicana". Veja como a República tratou e trata as lutas populares, Canudos, Contestado, Caldeirão etc. De forma "republica" não é nada bom. Lembre-se que a República é burguesa. (Oswald Barroso)

    ResponderExcluir
  2. Caro Oswald Barroso,

    Obrigado pela ressalva. Mas quando refiro o termo "republicano", o faço lastreando-me no conceito de sua forma ideal e não no conceito construído pela história política nacional e internacional. Ou seja:

    Republicana é forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral dos cidadãos; sobretudo, a forma de governo na qual o povo é soberano, governando o Estado por meio de representantes investidos nas suas funções em poderes distintos(p.ex.: Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário)

    Por mais burguesa que seja essa foi a forma, ou a instância política a que a categoria do magistério recorreu naquele instante.

    ResponderExcluir