sábado, 19 de março de 2011

Onde estará essa meninada do C.E.I 1?

Em 2007, se encerrava por razões de economia do grupo empresarial que financiava o projeto, um dos mais belos projetos de inclusão social brasileiro para crianças e adolescentes. Aqui registro a última produção da última turma do CEI 1 do projeto. Abaixo há um link por meio do qual você pode acessar a produção completa do trabalho da meninada. Como eu gostaria de rever toda a turma? Onde e como estará cada uma e cada um deles?

Presentes ao futuro
Esta revista é resultado da superação das turmas do CEI 1 da Casa Terra do Sol, que enfrentaram inúmeros contratempos tecnológicos para consignarem seu 
intento.

Os meninos e meninas tanto da turma da manhã quanto da turma da tarde dedicaram-se ao objetivo de construir uma revista que falasse de seu Ethos, como diz Leonardo Boff em
Identidade e Complexidadelido no início do curso.

Boff explica a origem grega dessa palavra que significa morada humana. É dela que provém o termo Ética, que por sua vez significa o respeito necessário à boa convivência entre duas ou mais pessoas. Respeito à dignidade inerente a cada um de nós, construída ao longo de nossa história, desde quando éramos forjados no calor das estrelas, passando pelas mais remotas civilizações até os nossos dias.

Movidos pela utopia ancestral de descobrir os mistérios e também, a exemplo dos homens das cavernas que deixaram inscrições rupestres às futuras gerações, esta revista quer presentear o futuro com breves registros de como pensam alguns jovens de Fortaleza nesta primeira década do milênio, neste 2007.

Assim como a civilização do século XX enviou a Voyager 2 para o espaço com registro de paz da cultura e identidade do Planeta Terra, nossa revista se lança ao espaço da infovia do Planeta Virtual, do meio digital, na esperança de que seja abordada, lida, considerada e respondida.

Que esta revista se eternize nesse meio de forma que todos seus autores, já avôs e avós, possam ao relê-la com seus netinhos recordar as conquistas desse vitorioso ano de 2007.

Aqui vocês, leitores e leitoras, encontrarão exemplos de superação como na reportagem sobre Franklin Pereira; de preocupação com: o Planeta Terra na matéria "Efeito estufa"; a prevenção à vida, na matéria sobre os preservativos; sobre o uso de piercing; os excessivos cuidados com a beleza; a anorexia e bulimia; os avanços da ciência nas pesquisas e as descobertas das células tronco; as expressões culturais do Orkut, dos pichadores e dos grafiteiros, e a riqueza das manifestações culturais como as nossas danças de ritos e folguedos.

Nossos escritores tiveram contatos com pessoas que lhes serviram de referência e modelo. Agradecemos aqui ao Vinícius da ONG - Aquasis, com ele e com a meninada da Brigada da Natureza, eles aprenderam a amar mais a nossa morada. Verbena Medeiros e Alessandra Maia que administram a Casa Terra do Sol e garantem as condições objetivas ao bom andamento do curso. Aos colegas professores da Orquestra Nordestina Ellis Mário Pereira, Glauber Nocrato, Marcelo Gonçalves, Vanildo Franco, Marcos Rocha e Luciano Bezerra e do programa de Esporte, Alessandra Vasconcelos e Pará, pela sincera parceria, respeito e atenção.

A Franklin Pereira que nos concedeu uma brilhante entrevista.  

De modo muito especial agradecemos a Elvira Nadai, responsável pedagógica e conteudista do CEI. Ela encantou a meninada. Por sua causa, eles consolidaram muitas matérias. Ela se tornou uma referência, um exemplo de vida, para eles e elas.

Assim é esta revista um cadinho a misturar utopias adolescentes dos participantes do CEI 1.
Lidiane Moura e Kelsen Bravos

Professores


Veja a revista clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário