domingo, 13 de março de 2011

Literatura: Quarta-feira Especial



Sob a batuta de Carlos Emílio Corrêa Lima, escritor, crítico literário, editor e produtor cultural, o Quarta Literária Especial traz o tema Cinema e Literatura com um dos mais completos críticos de cinema do Brasil, L.G. de Miranda Leão. Conversa para quem gosta de informação de alto nível. 

O convidado:
Autor dos livros Ensaios de Cinema Analisando Cinema - críticas de L. G. de Miranda Leão, prefaciado por Rubens Edwald Filho. Além de cinéfilo, estudioso e crítico de cinema, há mais de 50 anos, L.G. de Miranda é jornalista, sócio-honorário da Associação Cearense de Imprensa e membro fundador da Academia Cearense da Língua Portuguesa, aposentado do BNB e da UECE, onde lecionou Literaturas e Língua Inglesa. 
O anfitrião
Carlos Emílio Barreto Corrêa Lima nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1956. Foi um dos fundadores da revista O Saco Cultural. Publicou os livros de contos Ofos (Fortaleza: Ed. Nação Cariri, 1984) e O Romance que Explodiu (Fortaleza: Imprensa Universitária da UFC, 2006); os romances A Cachoeira das Eras (São Paulo: Ed. Moderna, 1979), Além, Jericoacoara (Fortaleza: SECULT, 1982) e Pedaços da História mais Longe (Rio de Janeiro: Ed. Impressões do Brasil, 1997); além do livro de ensaio Virgílio Várzea: os olhos de paisagem do cineasta do Parnaso (Fortaleza/Florianópolis: Edições UFC/FCSC, 2003), que foi sua tese de mestrado em literatura brasileira, na Universidade Federal do Ceará. Participa das antologias: Queda de Braço: uma antologia do conto marginal, org. Glauco Matoso e Nilto Maciel (Rio de Janeiro: Club dos Amigos do Marsaninho, 1977) e Uma Antologia do Conto Fantástico, org. Bráulio Tavares (Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003). Criou a revistaArraia Pajeurbe (Fundação Cultural de Fortaleza) e as Rodas de Poesias, recitais no Centro Cultural Dragão do Mar. Tem contos no Almanaque de Contos Cearenses, org. Pedro Salgueiro (Recife: Ed. Bagaço, 1997) e na revista Caos Portátil: um almanaque de contos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário