terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CIDADANIA: Dom Manuel da Cruz protesta contra aumento salarial de 61,8% para parlamentares

"A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la".

Com essas palavras, em protesto contra o reajuste de 61,8% concedido a deputados e senadores, Dom Manuel da Cruz, 86 anos, bispo de Limoeiro do Norte (CE), se recusou a receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara durante a solenidade de entrega no Senado, causando merecido constrangimento para os parlamentares que estavam em plenário.

Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61,8%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, "enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial", disse, enquanto "não são raros os casos de pacientes que morreram de tanto esperar o tratamento de doença grave, por exemplo, de câncer, marcado para um e até para dois anos após a consulta".. O bispo mencionou também as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em "ritmo de lesmas". Por conta de sua recusa, vem sendo convidado para liderar movimento para criação de uma lei que garanta que o reajuste dos parlamentares passe a seguir o mesmo índice daquele concedido aos aposentados.





Fonte: Agência Senado

3 comentários:

  1. Eis um posicionamento de um bravo. Um homem que tem a coragem humilde de recusar uma comenda diante daqueles que a outorgam, pelos motivos elencados, merece o nosso aplauso e nosso apoio. Um reajuste para si mesmos nas proporções dadas é, de fato, um desrespeito aos trabalhadores do país, os quais, sem equívoco, trabalham bem mais que os parlamentares, de forma árdua, sem ar condicionado, sem cafezinho, sem conta paga para uso de telefonia, sem conta paga para ocupação de apartamento funcional, sem conta paga para uso de combustível, sem conta paga para uso de passagens aéreas...

    ResponderExcluir
  2. Atitude de um Brasileiro lúcido, fato que todos nós teriamos que repetir, está na hora de dizer-mos NÃO, NÃO á "repressão" financeira do PT, NÃO á pouca vergonha dos políticos.
    Os políticos fazem o que querem nesta terra de samba e carnaval, não é???, quem liga??? temos patriotismo??? amor á pátria??? NÃO, cada um pensa no seu, não temos um país homogêneo...
    Otavio
    São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Caro Otávio,

    Você diz "...NÃO á [sic] 'repressão' financeira do PT". Que repressão?! O governo Lula foi o que mais distribuiu renda.

    Quanto aos políticos, vamos pressioná-los. Por meio do voto, vamos acabar com os cartéis de bancada para a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, as Assembleias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais. Como? Votando nos verdadeiros representantes do povo. Você sabe em quem votou? A quem representam seus candidatos, ligados a que e a quem eles estão? Qual a ideologia do partido deles? Eles são fieis ao partido?

    Participe intensamente, durante todo o ano, das coisas da política. Todos nós devemos fazer isso. Desse modo podemos assumir o controle de quem controla as decisões.

    ResponderExcluir