terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conselho Municipal de Política Cultural:

Saiu no Caderno 3 do Diário do Nordeste


Cultura e mediações


26/10/2010 
Tomam posse amanhã os representantes eleitos para constituir o primeiro Conselho Municipal de Cultura de Fortaleza, um órgão colegiado que vai reunir membros do poder público e da sociedade civil na proposição e na fiscalização de ações culturais
Amanhã, às 19 horas, o Mercado dos Pinhões será palco de um acontecimento marcante para a história das políticas públicas voltadas à cultura em Fortaleza. Nesta quarta, representantes do poder público e da sociedade civil se reúnem para efetivar a criação do Conselho Municipal de Cultura. "O conselho é um instrumento democrático, um espaço em que a prefeitura deverá compartilhar das formulações e das ações voltadas para a cultura com a comunidade artística e a sociedade civil", explica Márcio Caetano, Secretário Executivo da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Escolhidos por indicação e eleições diretas, os 44 conselheiros são divididos entre 21 membros do poder público - dentre eles, representantes de cada uma das secretarias do município - e 23 da sociedade civil, com representantes de todas as linguagens artísticas.

Histórico
O conselho é fruto de uma série de discussões em torno do fortalecimento de políticas públicas na área da cultura. Desde a primeira Conferência Municipal de Cultura, ocorrida em 2005, exigiu-se a formulação de articulações entre as instâncias federal, estadual e municipal. Na segunda edição da conferência, consolida-se o compromisso de criação, dentre outros, da Secretaria de Cultura do Município, fundada efetivamente em 2007, e do Conselho Municipal de Cultura, estruturado durante o ano de 2009 e instalado neste ano.

Demandas
"A missão do conselho é dar legitimidade e transparência à gestão municipal. Nós conselheiros temos por dever propor, consultar, fiscalizar e deliberar. De agora em diante, as propostas da gestão não poderão ser efetivadas sem a nossa análise", conta Kelsen Bravos, editor, escritor e eleito conselheiro representante da área de literatura.

Para ele, a escolha dos nomes foi sensata, permitindo um trabalho coeso. "Fortaleza foi feliz nessa escolha. São pessoas realmente representativas e que exercem uma liderança em seus setores".

Segundo Kelsen Bravos, o setor da literatura, por ele representado, é constituído, na verdade, por uma união de sujeitos há muito articulados. O editor acredita que, assim como a literatura, as outras linguagens também já vinham produzindo suas próprias conferências e agora terão a chance de compartilhar suas proposições e demandas.

A articulação efetiva do conselho começa a ser feita a partir da posse, mas algumas demandas já podem ser adiantadas. O desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura são as prioridades do órgão, além de demandas como a descentralização da cultura municipal e a reforma orçamentária da pasta, de 0,6% para 1,5%

"Fortaleza não foi apenas dividida em seis regionais, mas em seis municípios. Nossa cidade é muito diversa e por isso precisamos lutar por essa descentralização e pelas melhorias orçamentárias". Outra proposta do conselho, de acordo com Kelsen, é o fortalecimento da identidade cultural de Fortaleza. "Estamos a alguns poucos anos de uma Copa do Mundo e precisamos nos articular para que sejamos anfitriões e não simples prestadores de serviço, subservientes. Temos uma rica cultura, que precisa ser discutida e fortalecida, principalmente", defende o conselheiro.

A cerimônia é aberta ao público e terá como atração musical a banda Baque Lírico.

Fique por dentro Conselho EstadualA Secretaria de Cultura do Estado do Ceará prorrogou a data da assembleia e da entrega de documentação necessária à eleição de Membros Temporários, Titulares e Suplentes que deverão representar entidades no Conselho Estadual de Cultura. As vagas disponíveis se referem aos seguintes setores: Artes Cênicas, Literatura, Música, Audiovisual, Artes Visuais e Tradições Populares. Para se candidatar às vagas de membros temporários, é preciso enviar à Secult um ofício endereçado ao secretário de Cultura, solicitando assento no conselho estadual; o currículo do indicado; a ata da assembleia que o elegeu representante das entidades; além de currículo e estatuto da entidade. As inscrições seguem até o dia 05 de novembro. A eleição dos membros temporários acontecerá em Assembleia Geral marcada para o dia 12 de novembro, às 9horas, no Theatro José de Alencar.

MAIS INFORMAÇÕES
Posse do Conselho Municipal de Política Cultural. Amanhã, às 19 horas, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas - Centro. entre as ruas Nogueira Acioli e Gonçalves Ledo). Contatos: 3105.1392

MAYARA DE ARAÚJOESPECIAL PARA O CADERNO 3

2 comentários:

  1. Kelsen, parabéns por seu aniversário(NO LULADAY) estou certo que a Secretaria de Cultura de Fortaleza deu um passo importante para o fortalecimento da democracia e da transparência!
    Fico feliz por sua escolha como membro do Conselho Municipal de Cultura de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Opa!

    Obrigado por tudo! Por tudo mesmo!

    Obrigado pela confiança e por todo o apoio.

    Conte comigo.

    ResponderExcluir