terça-feira, 8 de junho de 2010

Futebol é cultura

Reproduzo crônica esportiva isenta, imparcial e inteligente (qualidades de rara, aliás, raríssima exceção no meio futebolístico, sobretudo, sudestino) sobre a boa campanha do Ceará Sporting Club.



De olho neles!


Lucas Dantas
A tabela aponta 17 pontos ganhos em apenas sete jogos. Aproveitamento bem acima do esperado por 100% dos entendidos de washington_10-ae.jpg300futebol – incluindo aí, todos os cearenses. Olhando de longe, o bem-sucedido início de Brasileirão do Ceará parece mais um caso de sorte do que, propriamente, algo a ser levado em consideração. Olhando de longe…
O time comandado por PC Gusmão tem, sim, méritos. E não conta com a sorte. Todos seus jogadores têm demonstrado pontos fortes e qualidades imprescindíveis a um time vencedor. Quem assistiu aos jogos da equipe pode garantir.
Além de possuir uma defesa bastante sólida – o tal do ‘respeito ao adversário’ inspirou a formação tática do Ceará, sempre com três volantes e saídas rápidas nos contragolpes -, o Vovô sabe de suas limitações. O discurso dos jogadores é de completa humildade e calma com o momento vivido. Após passar pelo Cruzeiro em uma vitória para lá de convincente, tudo que PC Gusmão sabia dizer era que a luta para não cair havia apenas começado. E, mesmo após a consolidação da liderança nesse fim de semana, a ladainha continua. Saber que não disputará o título brasileiro até a 38ª rodada parece ser um dos segredos do alvinegro cearense.
Mas os louros das vitórias não são apenas da defesa ou da humildade. Foram apenas 7 gols marcados, mas a dupla de ataque Misael e Washington também tem grande participação no atual momento vivido pela equipe. O primeiro, em grande fase e aparecendo pela pc-gusmao-tecnico-do-cearaprimeira vez no cenário nacional, é o garçom da equipe. Com dribles e arrancadas rápidas, o maranhense de 22 anos quase sempre participa das jogadas de gol. E Washington, que há pouco era banco no lanterna Atlético-GO, tem aproveitado bem todas essas chances: foram 3 gols em 5 partidas.

Durante o período da Copa do Mundo, o Ceará disputará outro campeonato: o do Nordeste. Como já dito neste espaço, o revezamento entre titulares e reservas deve fazer com que o Vovô volte mais bem condicionado fisicamente que os outros clubes para o restante do Brasileirão.


Enquanto isso, o Ceará perderá um pouco da atenção que ganhou nos últimos dias, diminuindo as chances de perder alguma peça importante para outras equipes. E o time que não conta com ela de jeito nenhum, dessa vez, teve sorte. Azar o deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário