terça-feira, 25 de maio de 2010

Feudos e ouroboros

Alguns pontos de reflexão sobre fatos não tão associados entre si, a fim de abrirmos uma discussão sobre a geografia de nosso estado:


1. Feudos. No Ceará, uma característica medieval anda se reproduzindo, o surgimento de feudos disfarçados de condomínios. Pessoas se associam, compram vasta extensão de terra, erguem muralhas em volta e, no seu interior, constroem casas e outros equipamentos urbanos. Isolados e protegidos do mundo exterior que nada sabe do que se passa no interior dos muros feudais.

2. Violência. É sempre lamentável o grave episódio de assalto seguido de morte de um estrangeiro. Quase tão grave (embora proporcionalmente muito inferior) quanto os crimes de pedofilia e tráfico de droga trazidos por falsos bons turistas que acabam se instalando aqui, comprando terras e mais terras e associando-as em condomínios estrangeiros, erguendo muros de, no mínimo 5 metros, que demarcam verdadeiros feudos, onde nada se sabe do que se passa no interior desses "pequenos reinos". 

3. Controle e punição. O poder público precisa URGENTE tomar providências e regular a vida de quem aqui chega e é tão bem recebido, mas socialmente tantas mazelas trazem, embora - saibamos - haja grandes exceções, pois, entre os que chegam, pode-se até encontrar pessoas de bem. Entretanto as sequelas sociais dos que são criminosos refletem-se durante décadas, daí serem necessárias exemplares punições, caso contrário os impunes e as sequelas de seus crimes vão-se tornar eternos ao gerarem um Ouroboros do mau.

4. Maléfico Ouroboros. Uma sociedade divida em castas, definida pelo poder econômico, acaba gerando mazelas sociais como a violência generalizada. Temos aqui uma cobra mordendo o próprio rabo. A divisão social em "castas" econômicas é uma geradora de violência assim caracterizada: a mais rica tudo pode, as demais ficam com a sobra de tudo e existem algumas, sem poder econômico algum, que reagem com violência física contra o ofensivo poder de consumo ostentado pela mais privilegiada. Toda essa violenta necessidade de consumo se intensifica e se generaliza (em todas as classes sociais) com a presença das drogas. Os mais ricos se isolam em condomínios cercados por muralhas e esquemas de segurança. Alguns desses protegem as mazelas que geram toda essa violência. Como resolver esse problema que acaba afetando a todos? Ressalva: que seja considerado agravante o crime movido pelo "quanto mais tem mais quer".

5. Estado de Direito. Será que as mazelas sociais do turismo predador justificam as divisas econômicas por ele trazidas? Melhor não seria dizer um basta e criar severas leis e pôr a gestão de todo e qualquer empreendimento turístico em mãos brasileiras, com participação minoritária de investidores estrangeiros? Por que não fazer um censo e investigar constantemente o ir e vir de estrangeiros no Ceará? O que fazem, para onde vão, como vivem, quem são seus sócios, de onde vêm e, sobretudo, quando se vão? Não há exagero nessas questões em face dos imensuráveis danos sociais que nos têm causado. Ademais, se forem mesmo de bem, nada têm a esconder, pois assim somos tratados nos demais países e não lhes levamos mazela alguma. Se não forem de bem, eles, seus sócios e protetores, que todos sejam severa e exemplarmente punidos com eficácia e respeito ao Estado de Direito da República Federativa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário