segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PROPOSTAS DIRETRIZES À CADEIA MEDIADORA E FORMADORA

Na qualidade de delegado para a Pré-Conferência de Livro, Leitura e Literatura, como representante da cadeia Mediadora da Leitura do Estado do Ceará, eleito por meus pares, no dia 25 de janeiro de 2010, durante a Assembleia Estadual do Livro e da Leitura, em Fortaleza, apresento as seguintes diretrizes à Cadeia Mediadora, resultado da contribuição de representantes dos mediadores da leitura, sob minha coordenação, em seminário promovido pela frente de profissionais (à época identificada como Fórum de Literatura do Ceará), que organizou o seminário "Os caminhos do Livro: do autor ao leitor," promovido em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará, em 24 e 25 de setembro de 2009, e que selecionou propostas oriundas de discussões da classe desde 2004, em encontros mensais, organizados pela Câmara Setorial e pela Câmara Cearense do Livro até o ano de 2006. Ei-las:

 
  • Provocar políticas de incentivo e apoio a livrarias e outros espaços de leitura no desenvolvimento de projetos de atividades culturais e de mediação de leitura;
  • Articular as ações de leitura no Estado com a participação da Secretaria de Cultura, Educação, Turismo, Juventude, Ação Social, outras instâncias governamentais e entidades da sociedade civil buscando a intersetorialidade, a formulação participativa de políticas públicas e tratando o fomento à leitura como política de estado;
  • Garantir que o Estado e cada município criem seus respectivos planos Estadual e Municipal do Livro e da Leitura com base no Plano Nacional do Livro e da Leitura;
  • Promover audiências públicas específicas para discutir o Instituto do Livro e da Leitura do Estado do Ceará dada a importância estratégica dessa entidade;
  • Discutir e promover uma consistente formação de leitores no Estado a partir da reformulação e criação de políticas educacionais e culturais que tenham o livro e a leitura como foco principal (a partir de hoje com ações a longo prazo);
  • Discutir e promover uma consistente formação continuada de professores formadores de leitores no Estado (a partir de hoje com ações a médio prazo);
  • Discutir e promover uma consistente formação continuada de mediadores da leitura em diversos âmbitos da sociedade – bibliotecários, contadores de estórias, mediadores de clubes de leitura e outros promotores de leitura (a partir de hoje com ações a curto prazo);
  • Propor a criação e\ou readaptação arquitetônica dos espaços públicos que propiciem o conforto do leitor e garantam uma leitura prazerosa;
  • Incentivar a leitura em comunidades em condições de vulnerabilidade social;
  • Promover a leitura em espaços não convencionais, além das bibliotecas e salas de aula;
  • Mapear as ações relacionadas à leitura existentes no Estado com a criação de uma rede de ações e de um banco de dados constantemente atualizado;
  • Transformar as ações exitosas relacionadas à leitura em políticas públicas;
  • Fortalecer a comunicação através de um portal eletrônico com o intuito de divulgar as ações de fomento à leitura de maneira articulada e organizada;
  • Mobilizar e comprometer setores públicos e políticos no sentido de fomentar e apoiar ações relacionadas aos autores, à leitura, ao leitor e ao livro;
  • Criar oficinas do livro e de criação literária;
  • Criar os Quiosques do Livro nos mais variados espaços públicos adotando uma identidade arquitetônica favorável à prática leitora;
  • Garantir a melhoria das bibliotecas públicas;
  • Garantir a melhoria das bibliotecas escolares infra-estrutura adequada e a formação do responsável enquanto mediador da leitura;
  • Permitir o acesso da comunidade à biblioteca escolar como espaço da leitura com segurança e conforto propício à prática leitora;
  • Transformar o bibliotecário das bibliotecas públicas e escolares em mediadores da leitura;
  • Propor programas de fomento à leitura na zona rural, a exemplo de: Arca das Letras do MDA;
  • Propor programas de fomento à leitura em lugares não convencionais;
  • Garantir a continuidade do Projeto Agentes da Leitura como política pública permanente;
  • Descentralizar as ações da Bienal do Livro levando-as para bairros e outros municípios;
  • Criação de células de leitura principalmente nas indústrias;
  • Fomentar a geração de mercado para os bibliotecários;
  • Fomentar a criação de novos cursos de Biblioteconomia no estado do Ceará;
  • Disponibilização de livros de domínio público em site.

 
Encaminhamentos:
1.   Propor a criação do Instituto Estadual do Livro e da Leitura, uma instituição cujo objetivo seja executar as políticas e as ações do Livro, Leitura e Literatura no Estado.
2.   Propor a criação, em cada município, do Instituto Municipal do Livro e da Leitura, uma instituição cujo objetivo seja executar as políticas e as ações do Livro, Leitura e Literatura no município em articulação com seus similares bem como os de nível estadual e federal.

Observação:
Mais contribuições serão muito bem-vindas

Kelsen Bravos da Silva
Cadeia Mediadora do Ceará

2 comentários:

  1. Gostaria de contribuir com dois itens importantes:

    1. Acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais.
    2. Garantir os direitos autorais para os escritores e ilustradores. As editoras são muito caloteiras.

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  2. Caro anônimo,

    Algumas editoras têm mesmo dado calotes em autores. Aqui no Ceará as mais referenciais são as piores. Tenho livros adotados em várias e escolas. Recebo centavos por ano, e ainda querem me pagar em cheque. Tirei meu título de seu catálogo, mas ainda assim continuaram negociando o livro, acionei advogado para reaver o que me sonegaram.

    Mas essa questão a que você se refere é uma discussão para a cadeia reguladora e produtiva do livro e da leitura, interessa a todos nós, é claro. Encaminharei a Mileide Flores que nos representa nesse sentido.

    Quanto ao que o item 1 anota, já o incluí. Ele está implícito em todos os itens que tratam de acesso e formação, mas você tem razão é melhor explicitar as intenções.

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