segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Notícias ao POVO do LIVRO

PRORROGADAS INSCRIÇÕES AO EDITAL PONTOS DE CULTURA DO CEARÁ
O prazo de inscrição para o edital Pontos de Cultura do Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Ministério da Cultura (MinC), foi prorrogado até o dia 19 de dezembro.

Uma oficina de orientação aos interessados em inscrever projetos para o I Edital Pontos de Cultura do Ceará acontece nesta terça-feira, dia 09, às 15 horas, na sede do Centro de Referência do Professor - Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 04, Centro). A participação na oficina é gratuita e não requer inscrição prévia. Leia mais.

ESCOLA DE ARTE E OFÍCIO DISCUTE LITERATURA E MÍDIAS DIGITAIS
O projeto Encontros com o Autor apresenta os blogueiros Carlos Augusto Lima e Mariana Marques para falar sobre a produção literária na internet, na terça-feira (30), às 17 horas, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.
Num tempo em que o computador ganha cada vez mais a preferência dos jovens frente aos livros, uma turma de novos escritores invade o espaço virtual e transforma em arte as letras na tela. Para discutir esses novos espaços literários, a Escola de Artes e Ofícios convidou os escritores Carlos Augusto Lima e Mariana Marques a apresentarem seus blogs e comentarem sobre a crescente utilização da internet como ferramenta de divulgação de textos e autores. Leia mais.

SEMINÁRIO DO FLEC
Com a participação de Galeno Amorim e Lira Neto, dois expertos no assunto, o Fórum de Literatura do Ceará-FLEC discutiu os caminhos e descaminhos do livro no Ceará, nos dias 24 e 25 de setembro, na Assembleia Legislativa. A presença maciça de vários representantes da SOCIEDADDE CIVIL, autores e mediadores de leitura gerou consistentes propostas que se direcionaram à formulação do Plano Estadual do Livro e da Leitura - PELL em consonância com PNLL - do Ministério da Cultura. Ficou certo de que o PELL deve ser o plano de ação do futuro Instituto do Livro do Ceará.

INSTITUTO DO LIVRO DO CEARÁ - ILC
Um ponto importante foi a discussão sobre a criação do Instituto do Livro do Ceará, donde concluímos que dada a sua importância deve ser tratada numa audiência pública específica. Sobretudo porque no dia 7 de outubro será lançado, em Brasília, o Manual para constituição dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e da Leitura.

MISSÃO DO ILC
Entendemos que o ILC deve ser o executor do Plano Estadual do Livro e da Leitura do Ceará a ser constituído por todas as pessoas (físicas e jurídicas) que integram o POVO do LIVRO no Ceará (por exemplo: Casa do Conto, FLEC, UNICEF, APRECE, UECE, UFC, SEDUC, SECULT, SINDILIVROS, UNIGRAF, autores, blibliotecários, professores, mediadores da leitura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário