sábado, 3 de janeiro de 2009

Quadrilha - parodiando Drummond

O cenário político de Fortaleza depois da reeleição de Luizianne Lins (PT) configura-se de embates entre os poderes executivo e legislativo municipais. O ingrediente maior dessa disputa é o vice-prefeito eleito, Tin Gomes (PHS), ter conspirado contra a titular para eleger presidente da Câmara de Vereadores Salmito Filho (PT). Ela apoiava Elpídio Nogueira (PSB). Tin Gomes é primo do atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que o indicou para vice. Com isso Cid pôs em xeque qualquer pretensão de Lins abandonar a gestão municipal para disputar um cargo eletivo em 2010, mesmo sendo aliado dela.
Parodiando Drummond, a coisa fica assim: Tin que ama Salmito, que amava Luizianne, que amava Elpídio, que amava Cid, que não ama ninguém...

SALMITO FILHOTE DE GOMES?
Um presidente de qualquer poder legislativo tem de ser independente e agir com muita transparência. Salmito Filho está mais para depositário do caráter do vice-prefeito, que, verdade seja dita, foi, à frente do legislativo municipal, simpático aos interesses da primeira gestão de Luizianne Lins. Filho terá, entretanto, chances de mostrar não ser filhote do Gomes. Ele poderia começar explicando os critérios para definir a escolha dos componentes da mesa diretora e das lideranças das comissões como a de orçamento.

TRANSPARÊNCIA NA VICE-PREFEITURA
Quanto a Tin Gomes, gostaria de saber qual é mesmo a função de um vice-prefeito. Seria bom ele submeter um plano de ação da vice-prefeitura (quando não estiver substituindo a titular) à apreciação da prefeita Luizianne Lins (a quem, de fato e de direito, a população de Fortaleza elegeu, a despeito do vice que lhe foi imposto). Após o aceite da prefeita, seria o plano de ação apresentado aos cidadãos de Fortaleza.

ELEITORES ATENTOS
Uma observação a mais: um legislativo municipal subserviente a um vice-prefeito infiel é prenúncio de golpe. Não queremos um outro Juraci Magalhães. Os eleitores de Fortaleza estamos atentos!

BÍBLICA
Grande foi o Rei Davi, que fez 73 Salmos. Esse Tin Gomes fez apenas um Salmito.

Notícias associadas:

Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário